Itamaraty resgata 2º brasileiro do Afeganistão
Família do homem também foi retirada do país no último domingo (29/8)
atualizado
Compartilhar notícia
O Itamaraty anunciou, na noite dessa segunda-feira (30/8), que retirou do Afeganistão mais um cidadão brasileiro que pediu para deixar o país com sua família. Na última sexta-feira (27/8), o governo retirou o primeiro brasileiro, também com sua família.
Ao todos, 13 pessoas já foram resgatadas do Afeganistão pelo Brasil. “Todos se encontram em boas condições de saúde e em segurança”, informou o Ministério das Relações Exteriores.
O transporte da segunda família aconteceu no domingo (29/8) e teve como destino o Paquistão, em uma operação terrestre da Embaixada do Brasil em parceria com o governo paquistanês.
O Itamaratu reiterou que “segue monitorando a situação dos cidadãos brasileiros que manifestaram interesse em permanecer no Afeganistão” e que está “atento aos pedidos de afegãos com visto de residência no Brasil, dentro das possibilidades legais de apoio a estrangeiros”.
Um grupo de juízas brasileiras coordenam os esforços para dar vistos e transportar 270 magistradas para o Brasil. No entanto, com a dificuldade de transporte e alinhamento, a transferência das mulheres segue sem previsão.