metropoles.com

Itamaraty proíbe embaixadora de ir à proclamação da vitória de Maduro

Recomendação foi dada nesta segunda-feira (29/7). Governo do Brasil aguarda divulgação das atas e dados para reconhecer resultado da eleição

atualizado

Compartilhar notícia

Jesus Vargas/Getty Images
Imagem colorida mostra Nicolás Maduro acenando para apoiadores - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Nicolás Maduro acenando para apoiadores - Metrópoles - Foto: Jesus Vargas/Getty Images

O Itamaraty enviou uma orientação à embaixadora do Brasil na Venezuela para que ela não compareça, nesta segunda-feira (29/7), à proclamação da vitória de Nicolás Maduro. A instrução a Gilvânia Maria de Oliveira foi dada pelo ministro das Relações Exteriores, o chanceler Mauro Vieira.

A recomendação foi dada após a postura de cautela do governo brasileiro em relação às eleições venezuelanas. Autoridades internacionais adotaram posição semelhante e passaram a exigir transparência, além de não reconhecerem, de imediato, o resultado da suposta reeleição de Maduro.

Por meio de comunicado, o Itamaraty informou que aguarda a publicação, por parte do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, dos dados desagregados por mesa de votação. Esse é um “passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”, na visão do órgão. O site do conselho continua fora do ar.

A mesma cobrança pelos dados já havia sido feita mais cedo por Estados Unidos, países da Europa e da América Latina. O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência do Brasil, Celso Amorim, afirmou, também nesta segunda, que existe um incômodo pela falta de transparência no processo eleitoral do país vizinho.

Segundo Amorim, o governo brasileiro prefere aguardar os dados antes de se manifestar sobre o resultado do pleito venezuelano. O assessor foi enviado à Venezuela, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e deve retornar ao Brasil na terça-feira (30/7). Ele disse que, sem a verificação das atas de votação, “fica difícil reconhecer” a transparência do pleito.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?