metropoles.com

Itamaraty condena bombardeio que feriu brasileiros no Líbano

Governo brasileiro fez pedido de contenção e alertou que o conflito em Gaza tem se alastrado no Oriente Médio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Twitter
Foto colorido de bombardeio no sul do Líbano por Israel em 1 de junho de 2024 - Metrópoles
1 de 1 Foto colorido de bombardeio no sul do Líbano por Israel em 1 de junho de 2024 - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Twitter

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou nota neste domingo (2/6) em que condena o bombardeio no Líbano, nesse sábado (1º/6). O ataque deixou três brasileiros feridos. “O episódio ocorreu no contexto de ataques das forças armadas israelenses no Sul do Líbano e do Hezbollah no Norte de Israel”, diz a nota da pasta.

A brasileira Fatima Boustani, uma das atingidas, está em estado gravíssimo, com sangramentos na cabeça e no pulmão, segundo informou a família dela ao Metrópoles. Os filhos de 10 e 9 anos dela também se feriram.

O pronunciamento do Itamaraty destacou que o episódio do bombardeio é um alerta para que se previna o alastramento do conflito em Gaza.

“O Brasil exorta as partes envolvidas nas hostilidades à máxima contenção, assim como ao respeito aos direitos humanos e ao direito humanitário, de forma que se previna o alastramento do conflito em Gaza e se evitem novas vítimas civis inocentes”, destaca a nota.

A posição brasileira reforça outros pronunciamentos anteriores que já pediam um cessar-fogo no conflito entre Israel e Gaza, que está se alastrando por outros países da região.

O bombardeio que atingiu os brasileiros ao Sul do Líbano, por exemplo, foi motivado por ações de combate contra o Hezbollah. O movimento libanês é aliado histórico do Hamas, grupo que comanda a Faixa de Gaza.

Foto colorida de Fátima Boussani e filhos - Metrópoles
Fátima Boussani e dois filhos ficaram feridos em bombardeio

Confira a nota do Itamaraty sobre os feridos no Líbano na íntegra:

O Governo brasileiro manifesta sua indignação e condena o bombardeio de ontem, dia 1°, em Saddikine, no Sul do Líbano, que resultou em ferimentos em três cidadãos brasileiros. Todos estão recebendo tratamento no Hospital Libanês Italiano, em Tiro. O episódio ocorreu no contexto de ataques das forças armadas israelenses no Sul do Líbano e do Hezbollah no Norte de Israel. A Embaixada do Brasil em Beirute está em contato com os familiares e com a equipe médica e presta o apoio consular.

Desde o início do conflito entre Israel e Palestina, a Embaixada em Beirute monitora e mantém contato regular com os brasileiros residentes no Sul do Líbano.

O Brasil exorta as partes envolvidas nas hostilidades à máxima contenção, assim como ao respeito aos direitos humanos e ao direito humanitário, de forma que se previna o alastramento do conflito em Gaza e se evitem novas vítimas civis inocentes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?