metropoles.com

Itamaraty mantém silêncio sobre escalada de Maduro contra o Brasil

Até o momento, pasta ainda não se pronunciou sobre nenhuma das acusações e críticas do governo Maduro contra Brasil e a diplomacia do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
imagem colorida mostra palácio itamaraty - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra palácio itamaraty - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Apesar da ofensiva do governo de Nicolás Maduro contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a diplomacia brasileira, o Ministério das Relações Exteriores se mantém em silêncio sobre a escalada na recente tensão entre os dois países.

Mesmo após as últimas declarações do governo venezuelano, o Itamaraty ainda não se pronunciou sobre a ofensiva do regime chavista contra o país. Ao Metrópoles, fontes com conhecimento sobre o assunto afirmam que o posicionamento da pasta deve seguir sendo o silêncio.

A crise teve início em julho deste ano, após a contestada reeleição do líder chavista e o não reconhecimento da vitória de Maduro por parte do governo brasileiro. Contudo, a situação ganhou novos capítulos após a última cúpula dos Brics, realizadas entre os dias 22 e 24 de outubro na Rússia.

No encontro, o Brasil vetou a entrada do país liderado por Maduro no bloco, e gerou uma onda de críticas e acusações por parte do herdeiro político de Hugo Chávez, inclusive a de que Lula é um “agente da CIA”.

Além de comparar Lula a Jair Bolsonaro e exigir explicações públicas do Itamaraty sobre o veto, o regime Maduro chamou o embaixador venezuelano em Brasília de volta a Caracas nesta quarta-feira (30/10). O ato é visto como uma forma de retaliação na diplomacia.

O encarregado de negócios da embaixada do Brasil na Venezuela, Breno Hernann, para expressar repúdio contra as recentes declarações de Celso Amorim, apontado como um “mensageiro do imperialismo dos EUA”, e ao “comportamento irracional dos diplomatas brasileiros” que participaram do veto ao país liderado por Maduro nos Brics.

Por conta dos episódios recentes, o governo da Venezuela ameaçou tomar “medidas necessárias” contra o Brasil.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?