metropoles.com

Itamaraty “deplora” ataques a forças humanitárias e a hospital em Gaza

Governo, por meio do Itamaraty, repudiou série de ataques que resultou nas mortes de trabalhadores humanitários, civis e palestinos em Gaza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images
Imagem colorida de corpo de funcionário da ONG norte-americana WCK - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de corpo de funcionário da ONG norte-americana WCK - Metrópoles - Foto: Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images

O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, repudiou, nesta quinta-feira (4/4), o ataque que resultou nas mortes de sete trabalhadores humanitários da organização não governamental (ONG) norte-americana World Central Kitchen (WCK), bem como a ação militar das últimas semanas que culminou na “destruição do hospital Al-Shifa”.

Ambos casos ocorreram na Faixa de Gaza.

Em comunicado oficial, o governo brasileiro disse que “tomou conhecimento, com profunda consternação, de ataque aéreo israelense, ocorrido em 1º de abril, na região de Deir el-Balah, na Faixa de Gaza, no qual sete trabalhadores da ONG humanitária World Central Kitchen (WCK) foram mortos”.

5 imagens
Funcionários de ONG morrem após bombardeio israelense atingir Gaza
Funcionários da WCK morrem após bombardeio de Israel em Gaza
Corpo de funcionário da WCK
Bombardeio israelense mata sete funcionários de ONG americana em Gaza
1 de 5

ONG WCK perde sete colaboradores em bombardeio

Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images
2 de 5

Funcionários de ONG morrem após bombardeio israelense atingir Gaza

Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images
3 de 5

Funcionários da WCK morrem após bombardeio de Israel em Gaza

Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images
4 de 5

Corpo de funcionário da WCK

Ashraf Amra/Anadolu via Getty Images
5 de 5

Bombardeio israelense mata sete funcionários de ONG americana em Gaza

Ali Jadallah/Anadolu via Getty Images

Após esse caso, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, chegou a afirmar que “isso acontece na guerra”. No entanto, Netanyahu lamentou o “acontecimento trágico”.

“Infelizmente, no dia passado, ocorreu um acontecimento trágico em que as nossas forças feriram involuntariamente não combatentes na Faixa de Gaza. Isso acontece na guerra”, declarou o premier em vídeo após receber alta de uma cirurgia de hérnia no último domingo (31/3).

Solidariedade do Itamaraty

O Itamaraty também prestou solidariedade “ao povo da Palestina e dos demais países de nacionalidade das vítimas (Austrália, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Polônia), sobretudo a seus familiares”.

Além disso, o Brasil lamentou que mais de 200 agentes humanitários tenham sido mortos em Gaza, território do conflito humanitário entre Israel e o grupo extremista Hamas que começou em 7 de outubro de 2023.

A nota do Itamaraty ainda destacou que esse número de mortes é o maior da história da Organização das Nações Unidas (ONU), representando quase o triplo de vítimas registradas em um único conflito, no período de um ano.

“O governo brasileiro reitera o firme repúdio a toda e qualquer ação militar contra alvos civis, sobretudo aqueles ligados à prestação de ajuda humanitária e de assistência médica. Reitera a importância do cumprimento da demanda de um cessar-fogo imediato contida na resolução 2728 do Conselho de Segurança da ONU, aprovada em 25 de março. E recorda o caráter obrigatório das medidas cautelares proferidas pela Corte Internacional de Justiça, em 26 de janeiro, e ampliadas, em 28 de março, no âmbito do processo instaurado contra Israel, com base na Convenção para a Repressão e Punição do Crime de Genocídio”, diz trecho do comunicado oficial.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?