metropoles.com

Itamaraty condena onda de violência na Nicarágua

Ataques contra estudantes foram realizados neste sábado (14/7). Governo brasileiro pede diálogo e paz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
ALFREDO ZUNIGA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Dois manifestantes são mortos em igreja sitiada na Nicarágua
1 de 1 Dois manifestantes são mortos em igreja sitiada na Nicarágua - Foto: ALFREDO ZUNIGA/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Ministério das Relações Exteriores rechaçou a onda de violência na Nicarágua e apelou para que o governo do presidente Daniel Ortega busque o diálogo e a paz. Em nota, o Itamaraty recomenda o diálogo nacional, a manutenção do funcionamento das instituições democráticas e a permissão para que a missão de peritos internacionais atue no país.

“O governo brasileiro conclama o governo nicaraguense a restabelecer a convivência pacífica, o funcionamento das instituições democráticas e o Diálogo Nacional”, diz o texto. “É imperativo que o governo da Nicarágua volte a permitir o trabalho desimpedido do Grupo Interdisciplinar de Peritos Independentes e da Missão Especial de Acompanhamento da CIDH [Comissão Interamericana de Direitos Humanos, ligada à Organização dos Estados Americanos].”

A nota lamenta ainda os ataques pelas forças policiais. “O governo brasileiro deplora os ataques perpetrados, no dia 13 de julho, pelas forças de segurança e paramilitares, contra estudantes e civis alojados na Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua.”

O texto ressalta também que a onda de violência não poupa ninguém. “A escalada de violência contra a sociedade civil, com agressões físicas a eclesiásticos, jornalistas e defensores dos direitos humanos, são inaceitáveis.”

Desde 18 de abril, a Nicarágua vive diariamente momentos de protestos e manifestações contra o governo. Nos últimos meses, a onda de violência tomou conta do país.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?