metropoles.com

Itália e União Europeia entram em desavença por desabamento de ponte

UE afirma ter recomendado à Itália investir mais em infraestrutura e disponibilizado recursos para isso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
LUCA ZENNARO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Ponte estaiada desaba em Gênova, na Itália
1 de 1 Ponte estaiada desaba em Gênova, na Itália - Foto: LUCA ZENNARO/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A atribuição de culpa alheia pelo colapso fatal da ponte Morandi, na Itália, se intensificou nesta quinta-feira (16/8) com autoridades italianas e da União Europeia buscando apontar dedos pelo desastre, que já custou ao menos 39 vidas.

Bruxelas contra-atacou as acusações de Roma de que havia bloqueado a capacidade italiana de gastar o suficiente na manutenção de rodovias e pontes. Um porta-voz da Comissão Europeia disse que a UE recomendou à Itália investir mais em infraestrutura e disponibilizou recursos europeus para isso.

Tratou-se de réplica a alegações do ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, que lidera o partido nacionalista Liga, de que regras da UE restringindo os déficits orçamentários dos países do bloco mereciam culpa.

“A Itália tem de poder gastar o dinheiro necessário para fazer seus rios, escolas, rodovias e hospitais seguros sem restrições malucas da Europa. Segurança para italianos vem primeiro”, escreveu Salvini em sua conta no Twitter nesta quinta-feira.

Outras vozes do governo italiano culparam a concessionária que operava e mantinha a ponte. O primeiro-ministro do país, Giuseppe Conte, prometeu revogar a concessão da Autostrade pel l’Italia, levando ações da sócia majoritária, Atlantia SpA, a perderem quase um quarto de seu valor no pregão de hoje da Bolsa de Milão.

O porta-voz da Comissão Europeia acrescentou que países da UE podem estipular suas próprias prioridades de gastos e, segundo ele, a Itália está recebendo cerca de 2,5 bilhões de euros de Bruxelas para investimentos em infraestrutura no período de 2014 a 2020.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?