Israel confirma morte de líder militar do Hamas em Gaza
Segundo Forças de Defesa de Israel, morte de Muhammad Deif, líder militar do grupo extremista Hamas, aconteceu no mês passado
atualizado
Compartilhar notícia
Muhammad Deif, comandante da ala militar do Hamas, morreu em uma ataque à Faixa de Gaza no mês passado, confirmaram as Forças de Defesa de Israel (FDI). A baixa para o grupo extremista aconteceu durante um ataque aéreo.
“As FDI anunciam que em 13 de julho de 2024, caças atacaram na área de Khan Yunis e, após uma avaliação de inteligência, pode ser confirmado que Mohammed Deif foi eliminado no ataque”, comunicaram os militares.
Somente nas últimas horas, a inteligência do país conseguiu confirmar a identidade de Deif, que se encontrava em um complexo de Rafa’a Salameh, comandante da Brigada Khan Younis do Hamas. Horas depois do ataque, a morte de Salameh foi comunicada.
Os dois estavam juntos em um prédio. Ao receber a confirmação da presença de ambos, as IDF mandaram caças, que patrulhavam a região, se dirigiram ao local e atacaram.
Arquiteto de ataque a Israel
Deif tinha 58 anos e comandou as Brigadas Izz al-Din al-Qassam por mais de duas décadas. Por isso se tornou um dos alvos mais procurados há muito tempo.
A busca se intensificou após o ataque do Hamas em 7 de outubro. Ele é considerado o arquiteto da ação, que matou mais de 1.200 civis e militares e fez ainda 251 reféns.
A confirmação da morte de Deif acontece um dia depois do assassinato do líder político do Hamas, Ismail Haniyeh. Ele foi sido vítima de um atentado aéreo nas primeiras horas de quarta-feira (31/7).
O líder palestino estava no país para participar da posse do presidente Masoud Pezeshkian. Em um dos registros da cerimônia, inclusive, ele aparece ao lado do vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin. Tanto o Hamas quanto o Irã acusam Israel pela morte, que não fez qualquer declaração sobre o assunto.