Após Hezbollah ser atacado, Israel move tropas rumo ao Líbano
Ministro da Defesa de Israel informou que o país está em uma “nova fase da guerra” e deslocou tropas para a fronteira com o Lìbano
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, anunciou que o país está em uma “nova fase da guerra” e revelou que tropas estão sendo deslocadas para a fronteira com o Líbano. O comunicado, divulgado nesta quarta-feira(18/9), acontece em meio a explosões de aparelhos no território libanês.
“Estamos no início de uma nova fase na guerra”, escreveu Gallant em uma publicação no X. “Estamos alocando recursos e forças para a arena do norte, e a nossa missão é clara: garantir o retorno seguro das comunidades do norte de Israel para suas casas. Para isso, a situação de segurança deve ser alterada”.
Anteriormente, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, revelou que o Gabinete de Segurança “atualizou os objetivos da guerra”, visando garantir a segurança de moradores da região norte de Israel.
Há alguns dias, Israel tem ameaçado intensificar as operações contra o Hezbollah no Líbano. Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, os ataques do grupo xiita forçaram milhares de israelenses a se deslocarem de regiões próximas à fronteira entre os dois países.
A mudança de postura do governo israelense em relação ao Líbano surge em meio a ataques no país, que miraram o Hezbollah.
Nessa terça-feira (17/9), pagers explodiram simultaneamente no país, matando doze pessoas e deixando mais de 2,8 mil feridos. Um dia depois, rádios walkie-talkies também sofreram explosões, deixando 20 mortos.
O Hezbollah acusa Israel de estar por trás da ação. O governo de Netanyahu, no entanto, ainda não se pronunciou sobre o caso.