Aplicação de cessar-fogo entre Israel e Hamas segue travada. Entenda
Apesar de aprovado no Conselho de Segurança da ONU, negociações para implementar cessar-fogo entre Israel e Hamas seguem travadas
atualizado
Compartilhar notícia
Israel e Hamas não chegaram, até o momento, a um acordo para implementar a proposta de cessar-fogo dos Estados Unidos aprovada nessa segunda-feira (11/6) pelo Conselho de Segurança da ONU.
Apesar de afirmar inicialmente que estava disposto a cooperar para implementar a resolução, uma fonte anônima ligada a Israel disse à Reuters que o Hamas enviou uma resposta, por meio de mediadores do Egito e Qatar, rejeitando a proposta.
O grupo palestino divulgou uma nota, nesta terça-feira (11/6), confirmando o envio da resposta sobre proposta de cessar-fogo dando “prioridade ao interesse do nosso povo palestino”. O conteúdo do documento, no entanto, não foi divulgado.
Já Israel segue em silêncio e ainda não se pronunciou oficialmente sobre implementar, ou não, a proposta de cessar-fogo apesar de Joe Biden ter afirmado que os termos do acordo partiram de Israel.
Na primeira das três fases do plano, o documento aprovado na ONU prevê um cessar-fogo de seis semanas, além da retirada de tropas israelenses de áreas povoadas na Faixa de Gaza e a libertação de reféns sequestrados pelo Hamas e dos prisioneiros detidos por Israel.