Israel e Palestina acertam trégua na Faixa de Gaza, dizem palestinos
Acordo entre Israel e palestinos foi mediado pelo Egito, e começa neste sábado (16/5) às 22h. Não há informações sobre a duração da trégua
atualizado
Compartilhar notícia
Israel e palestinos do grupo Jihad Islâmica concordaram com uma trégua na Faixa de Gaza a partir das 22h (19h de Brasília) deste sábado (13/5). O acordo de cessar-fogo na região foi mediado pelo Egito, segundo informações de autoridades palestinas à Reuters.
“Declaramos que aceitamos o acordo egípcio e o cumpriremos enquanto Israel o respeitar”, disse o porta-voz do grupo Jihad Islâmica, Dawoud Shehab. Ainda não há informações sobre a duração da trégua.
Mesmo após a finalização do acordo, ambos os lados permaneceram trocando ataques. Por volta das 16h30 deste sábado (13), cerca de duas horas antes da hora prevista para o fim das hostilidades, a Força Aérea Israelense divulgou que bombardeou novamente a região de Gaza, em reação aos ataques com mais de 1 mil foguetes realizados pelo grupo adversário.
“Operação ‘Escudo e Flecha’. Há pouco tempo, em resposta aos foguetes lançados da Faixa de Gaza, aeronaves da IAF atingiram dois lançadores de foguetes ocultos pertencentes à organização terrorista Jihad Islâmica na Faixa de Gaza”.
Veja:
Operation “Shield and Arrow”
A short while ago, as a response to the rockets launched from the Gaza Strip, IAF aircraft struck two concealed rocket launchers belonging to the Islamic Jihad terrorist organization in the Gaza Strip.
— Israeli Air Force (@IAFsite) May 13, 2023
Durante os cinco dias da mais recente fase dos ataques, Israel matou seis comandantes seniores da Jihad Islâmica e destruiu várias instalações militares.
Pelo menos 10 civis, incluindo mulheres e crianças, também foram mortos durante os combates no local. Duas pessoas, uma mulher israelense e um trabalhador palestino, foram vítimas de foguetes palestinos.