metropoles.com

Israel e Nova Zelândia aprovam venda de spray nasal contra Covid-19

Produto pode evitar contágio e diminuir severidade da doença em pessoas já infectadas. Não é o mesmo spray negociado pelo governo brasileiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
IStock
spray nasal
1 de 1 spray nasal - Foto: IStock

Israel e Nova Zelândia aprovaram, em caráter temporário, a venda do spray nasal de óxido nítrico (Nons, na sigla em inglês) da empresa de biotecnologia canadense SaNOtize, que pode ajudar na prevenção da transmissão do vírus causador da Covid-19. A informação foi anunciada pela companhia na segunda-feira (22/3), segundo a agência Reuters.

Não é o mesmo spray nasal negociado pelo governo brasileiro, o EXO-CD24, desenvolvido em Israel. “O governo de vocês está negociando o tratamento errado. [O spray da] SaNOtize é diferente, muito mais avançado [no desenvolvimento] e com resultados mais fortes que o EXO-CD”, disse a assessoria da SaNOtize à CNN.

O EXO-CD24 se tornou a nova aposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no combate ao coronavírus. O governo brasileiro tem a intenção de trazer o medicamento para o país. No início de março, uma comitiva presidencial foi enviada a Israel para tratar do assunto. Os governos dos dois países fecharam acordo para testar a segunda e a terceira fases do spray no Brasil.

O Nons protege os usuários de vírus que entram no corpo através das vias nasais superiores.

Na semana passada, a SaNOtize e o Fundo dos Hospitais Ashford e St Peter’s do NHS (sistema de saúde inglês), de Surrey, no Reino Unido, anunciaram os resultados dos testes clínicos do Nons, que mostraram que ele é um tratamento antiviral efetivo e pode ajudar a prevenir a transmissão da Covid-19, diminuir os dias de infecção e reduzir a severidade dos sintomas e danos em pessoas infectadas.

Chris Miller, diretor científico da SaNOtize, disse que a formulação de óxido nítrico para uso em humanos deve “matar os vírus nas vias aéreas superiores, prevenindo que eles fiquem em incubação e se espalhem pelos pulmões”.

A produção do Nons, sob o nome comercial Enovid, começou em Israel com a parceira da SaNOtize Nextar Chempharma Solutions. A previsão é que o produto comece a ser vendido no país a partir de junho.

Na Nova Zelândia, a SaNOtize obteve o registro do spray nasal junto à agência reguladora do país, o que permite que a empresa distribua e venda o Nons nas farmácias imediatamente, disse a empresa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?