metropoles.com

Israel e Hezbollah se acusam mutuamente de romper cessar-fogo

Com uma trégua de pouco mais de 24 horas em vigor, Israel e Hezbollah acusam um ao outro de romper o acordo de cessar-fogo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images
Soldados israelenses patrulham perto da fronteira de Gaza enquanto o confronto entre o exército israelense e as facções palestinas continua em Nir Oz, Israel, em 19 de outubro de 2023
1 de 1 Soldados israelenses patrulham perto da fronteira de Gaza enquanto o confronto entre o exército israelense e as facções palestinas continua em Nir Oz, Israel, em 19 de outubro de 2023 - Foto: Mostafa Alkharouf/Anadolu via Getty Images

Tanques israelenses dispararam contra o sul do Líbano e atingiram pelo menos seis regiões, nesta quinta-feira (28/11). O exército israelense afirma que reagiu ao descobrir que suspeitos, alguns em veículos, se movimentavam em “diversas áreas” do sul do Líbano e acusou o Hezbollah de violar o acordo de paz. O grupo, em contrapartida, acusa Israel de romper o cessar-fogo com o bombardeio.

O porta-voz do exército israelense, Avichay Adraee, confirmou, através das redes sociais, que a Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) abriu fogo contra os veículos suspeitos. “As forças de defesa estão posicionadas na região do sul do Líbano para responder a qualquer violação do acordo de cessar-fogo”, escreveu.

As cidades de Markaba, Wazzani e Kfarchouba, Khiyam , Taybe e as planícies agrícolas ao redor de Marjayoun fora atingidas.

O cessar-fogo entre Israel e Hezbollah entrou em vigor nessa quarta-feira (27/11), em um acordo intermediado pelos EUA e França. O acordo exige que o exército israelense se retire do sul do Líbano em um prazo de 60 dias e que o Hezbollah retire suas armas pesadas para o norte do Rio Litani, a cerca de 25 km ao norte da fronteira.

Apesar do acordo já estar em vigor, ainda nessa quarta, o Exército de Israel proibiu residentes no sul do Líbano de se deslocarem para o sul do Rio Litani.

“Para sua segurança e a segurança de sua família, está estritamente proibido se mover para o sul em direção aos locais que as Forças de Defesa de Israel (FDI) emitiram ordens de desocupação ou em direção às regiões que as FDI estão. Qualquer movimento em direção a essas áreas coloca você em risco”, declarou o porta-voz das FDI, Avichay Adraee.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?