Israel e Hezbollah retomam ataques em meio a cessar-fogo no Líbano
Israel realizou uma série de ataques aéreos no Líbano após o grupo xiita Hezbollah lançar foguetes perto de uma torre de vigia israelense
atualizado
Compartilhar notícia
Israel realizou uma série de ataques aéreos no distrito de Nabatieh, no sul do Líbano, nesta segunda-feira (2/12), como resposta aos foguetes disparados pelo Hezbollah próximo a uma torre de vigia israelense. Esta é a primeira vez que o Hezbollah ataca Israel desde que o acordo de cessar-fogo entrou em vigor no dia 29 de novembro.
O Hezbollah lançou, nesta segunda, dois foguetes perto de uma torre de vigia nas fazendas ocupadas de Shebaa como “uma resposta defensiva de alerta inicial contra as repetidas violações por Israel do acordo de cessar-fogo”.
Uma hora antes dos ataques israelenses, o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, prometeu uma resposta “forte ao ataque do Hezbollah”.
Os ataques desta segunda são os mais sérios desde que o cessar-fogo foi estabelecido na quarta-feira passada, o que tem gerado temor no Líbano de que o coflito entre Hezbollah e Israel possa recomeçar com apenas cinco dias do anúncio do cessar-fogo.
Apesar da retomada dos ataques, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, disse que o acordo não foi rompido, e que o mecanismo de execução liderado pelos EUA abordaria as violações.
“Se virmos violações do cessar-fogo, iremos até as partes e pediremos que parem com isso”, diz Miller.
O acordo de cessar-fogo entre Israel e Hezbollah no Líbano foi pensado pelo governo do presidente dos EUA, Joe Biden.