Israel e EUA estão em alerta para possível contra-ataque do Irã
Israel bombardeou a Embaixada do Irã na Síria e matou Mohammad Reza Zahedi, comandante sênior da Guarda Revolucionária iraniana
atualizado
Compartilhar notícia
As autoridades dos Estados Unidos (EUA) e de Israel estão em alerta sobre possível contra-ataque do Irã após ação militar israelense contra a Embaixada do Irã em Damasco, capital da Síria. As informações são do New York Times.
O presidente do Irã, Ebrahim Raisi, prometeu que o ataque de Israel não ficará sem resposta. “Dia após dia, assistimos ao reforço da frente de resistência e à repulsa e ao ódio das nações livres contra a natureza ilegítima” de Israel “e esse crime covarde não ficará sem resposta”, afirmou.
A ação militar de Israel matou Mohammad Reza Zahedi, comandante sênior da Guarda Revolucionária Iraniana, e outras 10 pessoas, sendo sete iranianos, dois sírios e um libanês.
Israel convoca reservistas e colocou centenas de militares em alerta para uma possível retaliação das forças iranianas.
“Os nossos bravos homens punirão o regime sionista”, enfatizou o general Hossein Salami, comandante-chefe do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, à multidão em Teerã. “Advertimos que nenhum ato de qualquer inimigo contra o nosso sistema sagrado ficará sem resposta e a arte da nação iraniana é quebrar o poder dos impérios.”
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que irá revidar qualquer ataque contra o território israelense. “Por anos, o Irã tem agido contra Israel diretamente ou por meio de suas linhas auxiliares. Portanto, Israel está agindo contra o Irã e suas linhas auxiliares, defensivamente e ofensivamente.”