metropoles.com

Israel diz que não haverá escalada de violência contra palestinos

Porém, Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, diz que país reagirá ao ataque a uma sinagoga em Jerusalém na última sexta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Amir Levy/Getty Images
Israel’s New Government Is Sworn In To The Knesset
1 de 1 Israel’s New Government Is Sworn In To The Knesset - Foto: Amir Levy/Getty Images

Após a morte de sete israelenses durante um ataque a tiros em uma sinagoga de Jerusalém, no Dia Internacional do Holocausto, Benjamin Netanyahu afirmou que a resposta de Israel será “calma e decisiva”, mas sem buscar uma escalada de violência contra palestinos.

“Este governo agirá de forma firme, decisiva e poderosa contra o terrorismo. E faremos isso com calma e decisão. Não buscaremos escalonamentos, mas estamos preparados para qualquer cenário”, disse o primeiro-ministro em nota divulgada no Twitter.

Apesar de negar uma possível escalada na onda de violência no conflito contra palestinos, o primeiro-ministro de Israel afirmou que ações já estão sendo tomadas em retaliação ao ataque contra israelenses.

Entre elas, Netanyahu disse que facilitará o acesso a armas por cidadãos israelenses. “Como vimos várias vezes, inclusive esta manhã, essa coisa salva vidas”, disse o primeiro-ministro.

Tensão

A fala de Netanyahu acontece após uma série de eventos que provocou mais conflitos violentos entre forças israelenses e militantes palestinos. A morte de nove palestinos em Jenin, situada na Cisjordânia ocupada, foi a faísca para reacender a chama da tensão histórica entre judeus e árabes.

Após a operação de Israel em Jenin, o grupo extremista Jihad Islâmica Palestina disparou foguetes rumo ao território israelense. As forças de seguranças de Israel responderam bombardeando a Faixa de Gaza.

Na sexta-feira (27/1), sete israelenses foram mortos a tiros em uma sinagoga em Jerusalém, no Dia Internacional do Holocausto. Já na manhã deste sábado (28/1), autoridades de Israel afirmaram que duas pessoas foram feridas por um atirador palestinos de 13 anos, também em Jerusalém.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?