metropoles.com

Israel demite dois militares por morte de 7 integrantes de ONG em Gaza

As Forças Armadas de Israel disseram em relatório que o ataque foi “um grave erro” e prometeu garantir a segurança das agências humanitárias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida dos destroços do carro da WCK - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida dos destroços do carro da WCK - Metrópoles - Foto: Getty Images

Dois militares israelenses acusados de atacar e matar sete trabalhadores de ajuda humanitária em Gaza, na segunda-feira (1°/4), foram demitidos nesta sexta-feira (5/4). Outros dois acabaram repreendidos.

Segundo o relatório de investigação interna, os militares confundiram os integrantes da ONG com terroristas armados do Hamas. As Forças Armadas de Israel classificaram o ataque como “um grave erro decorrente de uma falha grave devido a uma identificação equivocada”.

Após a conclusão do relatório, o Exército israelense afirmou ter demitido o comandante do apoio de fogo da brigada, repreendido outros comandantes e destituído o chefe do Estado-Maior da brigada responsável pela operação.

Israel declarou que considera a atividade das agências humanitárias em Gaza “de vital importância” e prometeu garantir a segurança delas. “Levamos a sério o grave incidente que ceifou a vida de sete trabalhadores humanitários inocentes. Expressamos o nosso profundo pesar pela perda e enviamos as nossas condolências às famílias e à organização WCK”, destacou no relatório.

De acordo com a ONG norte-americana World Central Kitchen, entre as vítimas estão três britânicos, um palestino, um cidadão americano-canadense, um australiano e um polonês.

A WCK rejeitou as conclusões do relatório feito por Israel e exigiu investigação independente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?