Israel anuncia resgate de soldado sequestrada pelo Hamas
A soldado Ori Megidish havia sido sequestrada no início do conflito, dia 7 de outubro. Resgate aconteceu após operações terrestres em Gaza
atualizado
Compartilhar notícia
O Exército de Israel informou, nesta segunda-feira (30/10), o resgate da soldado Ori Megidish, sequestrada pelo grupo extremista islâmico Hamas em território israelense e mantida como refém na Faixa de Gaza. Ela havia sido sequestrada no dia 7 de outubro, data do início do atual conflito.
Segundo a conta oficial do governo de Israel no X (antigo Twitter), a soldado passou por exames médicos e já se encontra da companhia de sua família. Ori Megidish foi libertada durante uma operação terrestre em Gaza, segundo afirmam,em comunicado conjunto, o Exército israelense e o serviço de segurança interna de Israel.
Desde quinta-feira (26/10), tropas e tanques israelenses invadem o território palestino, em uma operação militar sem precedentes, segundo autoridades humanitárias. Na manhã desta segunda, a Cidade de Gaza – maior centro metropolitano da região – foi alvo de ataques e bombardeios. Moradores relatam também haver investidas por mar, a partir do Mediterrânio, que banha a Faixa de Gaza.
O número de mortos na Faixa de Gaza está estimado em 7,6 mil e são mais de 19,4 mil feridos, de acordo com informações do Ministério da Saúde de Gaza (MOH). Desses números, 70% seriam mortes de mulheres e crianças.
A estatística chega a 1,9 mil feridos e 111 mortos na Cisjordânia. Somando os 1,4 mil mortos em Israel durante o ataque do Hamas em 7 de outubro, o total chega a 9.161 vidas perdidas no Oriente Médio só neste mês.
Em 7 de outubro, o Hamas fez mais 200 pessoas reféns, ao atacar de surpresa o território de Israel.
O Hamas diz que escondeu os sequestrados em túneis dentro de Gaza e ainda ameaça matar reféns caso Israel bombardeie residências de civis em Gaza sem aviso prévio.
Quatro pessoas já foram libertadas pelo Hamas: Nurit Cooper, de 79 anos, Yocheved Lifshitz, de 85 anos, Judith Raanan, de 59 anos, e filha Natalie, de 17 anos.