Israel afirma que finalizou ataques no Irã: “Missão cumprida”
Ataque de Israel contra alvos militares do Irã foi uma retaliação aos bombardeios de 1º de outubro realizados pelo país persa
atualizado
Compartilhar notícia
As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram na madrugada deste sábado (26/10) a conclusão de uma ofensiva com “ataques precisos e direcionados” contra alvos militares iranianos em várias regiões do país, iniciados na noite de sexta (25).
Segundo comunicado oficial, a operação foi finalizada “com sucesso”, e todas as aeronaves israelenses retornaram ao país.
“Há pouco tempo, a FDI concluiu ataques precisos e direcionados contra alvos militares em várias áreas do Irã. Nossos aviões retornaram para casa em segurança. O ataque retaliatório foi concluído e a missão foi cumprida”, destacou o comunicado.
A FDI também deixou claro que, caso o Irã adote novas ações contra Israel, o país está preparado para uma resposta imediata e vigorosa.
“A nossa mensagem é clara: todos aqueles que ameaçam o Estado de Israel e procuram arrastar a região para uma escalada mais ampla pagarão um preço elevado”. O comunicado acrescenta ainda que Israel está “preparado – no ataque e na defesa – para defender o Estado de Israel e o povo de Israel”.
O ataque ocorre após um período de tensões entre Israel e Irã, agravadas por bombardeios iranianos realizados contra o território israelense no início deste mês.
Ataque de Israel contra o Irã
A operação conduzida nesta sexta-feira envolveu bombardeios sobre instalações militares e de fabricação de mísseis no Irã, consideradas por Israel como pontos de origem de mísseis disparados contra seu território nos últimos meses.
@metropolesoficial #Israel confirma que está realizando “ataques de precisão” contra o #Irã. Ação militar é retaliação a ataques de mísseis realizados a partir de território iraniano e intensificados após a m0rte do #líder do Hezbollah. “Faremos o que for necessário para defender o Estado de Israel e o #povo de Israel”, afirmou Daniel Hagari, porta-voz das #Forças de #Defesa de Israel. #TikTokNotícias ♬ som original – Metrópoles Oficial
Segundo as FDI, a Força Aérea Israelense também mirou em conjuntos de mísseis terra-ar e em sistemas de defesa aérea que o Irã teria posicionado estrategicamente para restringir a liberdade de operação de Israel no espaço aéreo da região.
“O Irã disparou centenas de mísseis diretamente contra o Estado de Israel durante dois ataques em abril e outubro, e financia e direciona atividades terroristas por meio de seus representantes terroristas em todo o Oriente Médio, a fim de atacar o Estado de Israel e seus cidadãos”, afirmou o comunicado israelense.