Isolada há 9 anos, jiboia “Ronaldo” dá à luz 14 filhotes. Vídeo
Nascimento “milagroso” ocorreu por causa do fenômeno da partenogênese. Pensava-se que Ronaldo era macho, mas cientistas vão rever seu gênero
atualizado
Compartilhar notícia
Um parto misterioso tem intrigado estudantes da Faculdade da cidade de Portsmouth, na Inglaterra. Uma jiboia-vermelha batizada de Ronaldo deu à luz 14 filhotes. O animal estava havia 9 anos sem contato com outros répteis e acreditava-se que a serpente era do sexo masculino.
Confira Ronaldo e seus filhotes:
A serpente, de 13 anos, com um metro e oitenta centímetros de comprimento, era tratada como macho até o nascimento dos filhotes. O parto milagroso se deu graças ao fenômeno extremamente raro da partenogênese — uma forma natural de reprodução assexuada que ocorre quando os embriões se desenvolvem sem fertilização.
O fato ocorre em plantas e em alguns animais, mas acredita-se que este seja o terceiro caso registrado em uma jiboia-vermelha em cativeiro no mundo.
A jiboia foi levada há nove anos para a faculdade, após ter sido resgatada, e desde que está em cativeiro não teve contato com outros animais da mesma espécie. A técnica de cuidados com animais da Portsmouth diz que a gestação foi percebida após uma verificação de rotina.
O especialista em répteis da Faculdade da cidade de Portsmouth, Pete Quinlan, foi imediatamente chamado, e ficou chocado ao confirmar que Ronaldo estava esperando herdeiros.
“Ronaldo parecia um pouco mais gordo do que o normal, como se tivesse comido uma grande refeição, mas nunca pensamos por um momento que ele, ou deveríamos dizer ela, estava grávido”, lembra Pete.
Quinlan cuida do réptil desde a sua chegada à universidade. O especialista que cria serpentes há 50 anos nunca havia visto esse fato acontecer antes.
“É uma oportunidade fantástica para os alunos aprenderem sobre o desenvolvimento dos bebês cobras”.
Segundo a instituição de ensino, os filhotes serão encaminhados para outros lares quando estiverem em condição adequada de saúde e manuseio. A jiboia Ronaldo, até então considerada um macho, será reavaliada para confirmar se seu gênero foi, de fato, identificado equivocadamente.