Islândia: vulcão entra em erupção em Grindavik e lava invade cidade
De acordo com o presidente da Islândia, Gudni Johannesson, “não há vidas em perigo, embora as infraestruturas possam estar ameaçadas”
atualizado
Compartilhar notícia
Um vulcão localizado na pequena cidade pesqueira de Grindavik, na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, entrou em erupção neste domingo (14/1), de acordo com autoridades locais. A região tinha sido evacuada na noite anterior.
“De acordo com as primeiras imagens do voo de vigilância da Guarda Costeira, abriu-se uma fenda em ambos os lados das defesas que começaram a ser construídas a norte de Grindavík”, disse o Instituto de Meteorologia da Islândia (IMO, na sigla em inglês).
Essa é a segunda erupção na península em um mês e a quinta desde 2021. Em 18 de dezembro de 2023, uma atividade sísmica provocou uma erupção na região.
Confira:
“Não há vidas em perigo”, diz presidente
Todos os 4 mil habitantes de Grindavik (a 40 km da capital Reykjavik) foram evacuados em novembro do ano passado, contudo, cerca de 100 pessoas retornaram a suas casas no sábado, conforme as autoridades locais.
Mas, segundo o presidente da Islândia, Gudni Johannesson, “não há vidas em perigo, embora as infraestruturas possam estar ameaçadas”. Além disso, ele confirmou no X (antigo Twitter) que não houve interrupções nos voos.
A new volcanic eruption began in the early morning just north of Grindavík. The town had already been successfully evacuated overnight and no lives are in danger, although infrastructure may be under threat. No interruptions to flights. For updated information follow @RuvEnglish pic.twitter.com/9mlOiMohC4
— President of Iceland (@PresidentISL) January 14, 2024
No momento, o IMO elevou o nível de alerta para “emergência” – o mais alto da escala de três níveis. Isso sinaliza que os acontecimentos podem ameaçar danos a pessoas, comunidades, propriedades ou ao meio ambiente.
O presidente deve realizar uma coletiva de imprensa pela noite.
Imagens da emissora estatal RUV mostram que a correnteza de lava já invadiu a cidade de Grindavik (veja abaixo) e incendiou diversos imóveis. Mesmo com os esforços para conter o material vulcânico.
Nas últimas semanas, as autoridades islandesas construíram barreiras de terra e de rocha para impedir que a lava avançasse para a cidade de Grindavik.
Vulcões
Situada entre as placas tectônicas da Eurásia e da América do Norte — duas das maiores do planeta Terra — a Islândia tem, ao todo, 33 vulcões ativos.