Islândia constrói barreira para proteger usina geotérmica do país
A medida visa defender a usina de Svartsengi dos rios de lava que passam por baixo das vias da região
atualizado
Compartilhar notícia
A Islândia começou a construir barreiras para proteger uma das principais estações de energia geotérmica do país, nesta terça-feira (14/11). A medida visa defender a usina de Svartsengi dos rios de lava que passam por baixo das vias da região.
À emissora estatal RÚV, a ministra da Justiça, Guðrún Hafsteinsdóttir, informou que a estrutura abastece aproximadamente 35 mil residências islandesas. Ela afirmou que para lidar com o problema, uma grande barragem está sendo construída.
Agentes do governo também explicaram que os materiais e equipamentos usados na construção poderiam ocupar 20 mil caminhões e estavam sendo levados ao local.
A unidade fornece energia a toda a Islândia. Segundo um representante da HS Orka, que opera a usina, a estação produz eletricidade, água fria e quente para a península de Reykjanes.
A ação vem após os abalos sísmicos no país que ocorreram na última sexta-feira (10/11). De acordo com imagens aéreas do local feitas pelo jornal islandês Visir, os tremores atingiram a cidade de Grindavík, noroeste do país.
As autoridades locais evacuaram a região. Pouco tempo depois, descobriram uma câmara de magma debaixo de Grindavík. A situação é preocupante, pois os vapores que saem das rachaduras provocadas pelos terremotos parecem indicar a proximidade de uma erupção vulcânica.