metropoles.com

Isis ressurge e toma controle de áreas na Síria em meio a caos no país

Diante da ofensiva de rebeldes contra o regime de Assad, Estado Islâmico anunciou ter tomado o controle de região na província de Homs

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pictures from History/Universal Images Group via Getty Images
Imagem colorida mostra membro do Estado Islâmico segurando uma bandeira - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra membro do Estado Islâmico segurando uma bandeira - Metrópoles - Foto: Pictures from History/Universal Images Group via Getty Images

O Estado Islâmico (Isis) anunciou ter tomado o controle de áreas na província de Homs, localizada na região central da Síria. A nova ação do grupo jihadista que assustou o mundo na última década foi anunciada nesta quinta-feira (5/12), em meio à ofensiva de rebeldes contra o regime de Bashar al-Assad. 

Em um comunicado publicado pela agência do Isis, o grupo afirma que os “soldados do Califado conseguiram controlar a zona industrial ‘al-Kawn’, localizada a sudeste da cidade de Homs [capital da província que também se chama Homs] e as colinas estratégicas ao norte com os ataques que lançaram”.

Durante a ação, o grupo ainda afirmou ter assassinado soldados do Exército Árabe Sírio, comandados por Assad, além de ter capturado armas e munições dos militares. Até o momento, autoridades sírias ainda não se pronunciaram sobre o caso.

A informação foi confirmada pelas Forças Democráticas Sírias (SDF na sigla em inglês), aliança de milícias lideradas por curdos, que chegou a atuar ao lado da coalização militar comandada pelos Estados Unidos contra o Isis nos primeiros anos da guerra civil síria.

“A organização terrorista ISIS declarou recentemente o controle sobre porções significativas do deserto de Homs e Deir Ezzor, tomando inúmeras cidades e posições estratégicas das forças do governo de Damasco. À medida que a organização terrorista tenta continuar sua expansão para outras áreas desprotegidas, nossas forças implementaram medidas abrangentes e controladas para combater essas ameaças”, disse a organização em um comunicado.

Apesar de ter perdido influência na Síria, o Estado Islâmico chegou a controlar vastas áreas do país liderado por Assad na última década. O grupo jihadista, no entanto, foi expulso de seu último reduto no território sírio em 2019 pela coalizão comandada pelos EUA.

O grupo mudou o foco de suas operações para a África, mas continuou atuando na Síria. Segundo um balanço divulgado recentemente, o Isis reivindicou 156 ataques no país entre janeiro e junho deste ano. 

A retomada de territórios sírios pelo Estado Islâmico surge no momento em que o regime de Bashar al-Assad enfrenta o maior desafio nos últimos anos. Desde 27 de novembro, forças lideradas pelo atual presidente do país tem sido derrotadas e expulsas de regiões sírias que controlavam por grupos jihadistas.

Até o momento, a segunda maior cidade do país, Aleppo, e Hama, já foram conquistas pelos organizações rebeldes, em uma ação liderada pelo grupo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?