Iraque inicia estratégia para expulsar tropas, diz agência
Uma crise foi acirrada entre Estados Unidos e o Irã após morte do general Qassem Suleimani na madrugada de sexta-feira (03/01/2020)
atualizado
Compartilhar notícia
A mídia iraquiana informou que teve início, nesta segunda-feira (06/01/2020), a estratégia para expulsar todas as forças estrangeiras, incluindo tropas norte-americanos, do território do Iraque.
No domingo, o Parlamento do Iraque já havia aprovado um pedido de expulsão de tropas estrangeiras, apesar de algumas obstruções.
A decisão veio após um ataque norte-americano em Bagdá, na madrugada da última sexta-feira (03/01/2020), matar o general iraniano Qassim Suleimani.
Também nesta segunda, a filha de Suleimani, Zeinab Suleimani, declarou que a morte do pai terá consequências.
“A América e o sionismo [referência a Israel] deveriam saber que o martírio do meu pai levará a um despertar no front da resistência e trazer um dia escuro para eles e demolir suas casas. Trump louco, não pense que tudo está terminado com o martírio do meu pai”, disse em um discurso transmitido pela TV estatal.
A filha do general ainda disse que “o plano maligno” do presidente americano, Donald Trump, de causar separação entre Iraque e Irã falhou.