metropoles.com

Irã terá segundo turno entre reformista e ultraconservador

Votação elege o sucessor do presidente do Irã Ebrahim Raisi, morto em queda de helicóptero no mês passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images
Jornais cobrem a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, em um acidente de helicóptero
1 de 1 Jornais cobrem a morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, em um acidente de helicóptero - Foto: Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images

O candidato reformista Masoud Pezeshkian e o ultraconservador Saeed Jalili disputarão o segundo turno da eleição presidencial do Irã, anunciou o Ministério do Interior neste sábado (29/6), um dia após o primeiro turno da votação, marcado pela menor taxa de comparecimento desde a revolução islâmica de 1979.

“Nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta” no primeiro turno, portanto haverá um segundo turno em 5 de julho, disse a repórteres Mohsen Eslami, porta-voz do escritório eleitoral do órgão.

Das 24,54 milhões de cédulas contadas, o congressista e ex-ministro da Saúde Pezeshkian obteve 10,41 milhões de votos (42%), e Jalili, que esteve envolvido em negociações internacionais sobre o programa nuclear do Irã, 9,47 milhões (38%).

Das 14 eleições presidenciais realizadas desde a revolução islâmica de 1979, apenas uma foi decidida em um segundo turno, em 2005.

Ambos os candidatos ficaram claramente à frente do presidente conservador do Parlamento, Mohamad Bagher Ghalibaf, com 3,38 milhões de votos, e do quarto candidato, Mostafa Purmohammadi, o único religioso na disputa, com 206.397 votos.

Cerca de 61 milhões de eleitores foram convocados às urnas nesta sexta-feira, mas apenas 24,54 milhões, ou 40%, votaram. Alguns oponentes, principalmente da diáspora iraniana, pediram um boicote às eleições.

Convocadas após a morte do presidente Ebrahim Raissi em queda de helicóptero em maio, as eleições presidenciais iranianas ocorrem sob os holofotes internacionais porque o Irã, um peso pesado no Oriente Médio, está no centro de várias crises, desde o conflito em Gaza até a questão de seu programa nuclear.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?