metropoles.com

Irã tem novas eleições após morte de presidente em acidente aéreo

No Irã, 60 mil seções eleitorais foram montadas para as eleições presidenciais. Presidente Ebrahim Raisi morreu em acidente de helicóptero

atualizado

Compartilhar notícia

Iranian Leader Press Office/Handout/Anadolu via Getty Images
íder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, vota nas eleições presidenciais antecipadas - Metrópoles
1 de 1 íder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, vota nas eleições presidenciais antecipadas - Metrópoles - Foto: Iranian Leader Press Office/Handout/Anadolu via Getty Images

As seções eleitorais para a eleição presidencial do Irã foram abertas em todo o país às 8h, horário local (GMT+3:30). A votação ocorrerá até as 18h, mas poderá ser prorrogada se for necessário.

As eleições presidenciais, marcadas para esta sexta (28/6), ocorrem em circunstâncias extraordinárias após a trágica morte do Presidente Ebrahim Raisi e sua comitiva em um acidente de helicóptero em 19 de maio.

Falando a um grande número de repórteres, após votar em uma seção eleitoral montada em Teerã, Seyyed Ali Khamenei, líder da Revolução Islâmica pediu aos cidadãos que comparecessem às urnas como uma “necessidade definitiva” para seu país.

“Na essência desse sistema, a presença do povo é levada em conta. Além disso, a durabilidade da República Islâmica e sua honra e reputação no mundo dependem da presença do povo”, afirmou Seyyed Ali Khamenei.

Os candidatos à presidência do Irã

Os cidadãos escolhem entre quatro candidatos:

  • Mohammad Bagher Ghalibaf: presidente do Majlis (parlamento) desde 2020 e ex-prefeito de Teerã (2005-2017). Ele concorreu à presidência três vezes – em 2005, 2013 e 2017.
  • Saeed Jalili: representante do aiatolá Khamenei no Conselho Supremo de Segurança Nacional desde 2007, bem como membro do Conselho de Determinação de Conveniência Política. Ele se candidatou à presidência duas vezes, em 2013 e 2021.
  • Mostafa Pourmohammadi: ex-ministro de Assuntos Internos (2005-2008). Concorreu na eleição presidencial de 2013.
  • Masoud Pezeshkian: de 2016 a 2020 atuou como primeiro vice-presidente do parlamento. Ele também é ex-ministro da Saúde (2001-2005).

Para ler mais reportagens acesse TV Brics, parceiro do Metrópoles.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?