Irã pode se tornar potência nuclear em meses, diz general dos EUA
Em evento no Congresso, general Mark Milley afirmou que o Irã levaria apenas alguns meses para construir uma bomba nuclear
atualizado
Compartilhar notícia
Os Estados Unidos afirmaram que o Irã levaria apenas alguns meses para construir uma bomba, caso o regime do aiatolá Ali Khamenei decidisse se tornar uma potência nuclear.
“O Irã poderia produzir material físsil para uma arma nuclear em menos de duas semanas, e levaria apenas mais alguns meses para produzir uma arma nuclear real”, afirmou o general Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto, nessa quinta-feira (23/3).
A declaração do militar ocorre semanas após a imprensa estadunidense denunciar que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) encontrou urânio enriquecido em 83,7% no Irã, nível bastante próximo do necessário para a construção de uma bomba nuclear.
A AIEA, no entanto, não divulgou o documento oficialmente, e apenas informou que o Irã aceitou cooperar com inspeções e monitoramento de atividades nucleares do país após visita do diretor-geral da agência, Rafael Grossi, ao país persa.
À época, o diretor da CIA, William Burns, alegou não acreditar que o Irã tenha retomado o programa nuclear interrompido em 2003, em entrevista à CBS. Contudo, admitiu que programas de enriquecimento de urânio “avançaram muito” no país.
O general Milley, durante evento no Congresso, afirmou que os Estados Unidos monitoram a situação e que não permitirão que o Irã retome o programa nuclear.