Irã ameaça ação “preventiva” contra Israel em meio à tensão em Gaza
O governo do Irã disse que Israel pode ser alvo “medidas preventivas” caso ataques à Faixa de Gaza continuem
atualizado
Compartilhar notícia
O governo do Irã elevou o tom, mais uma vez, e alertou que Israel pode ser alvo de “medidas preventivas” por parte do Hezbollah, em meio a uma iminente invasão terrestre na Faixa de Gaza por parte das forças israelenses.
“Todas as opções e cenários possíveis existem para o Hezbollah. Tudo foi considerado corretamente nos seus cálculos e os líderes da resistência não permitirão que o regime sionista [como o Irã se refere a Israel] tome qualquer ação na região. Qualquer medida preventiva é possível nas próximas horas”, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, em uma entrevista para a TV estatal do país na noite de segunda-feira (16/10).
Segundo o chanceler iraniano, “os líderes da resistência” são favoráveis a uma solução política para o conflito que completou 11 dias nesta terça-feira (17/10). Contudo, Abdollahian alertou que “qualquer ação é possível” caso Israel continue com o cerco e os ataques a Faixa de Gaza.
A declaração de um dos dos nomes fortes do governo de Teerã acontece dias após Abdollahian se reunir com o secretário-geral do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallahn, na capital do Líbano.
Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, no último sábado (7/10), o grupo financiando pelo Irã tem protagonizado confrontos com forças israelenses na fronteira do Líbano, e aumentado ainda mais o temor de uma escalada no conflito.