metropoles.com

Irã ameaça ação “preventiva” contra Israel em meio à tensão em Gaza

O governo do Irã disse que Israel pode ser alvo “medidas preventivas” caso ataques à Faixa de Gaza continuem

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anadolu Agency/Getty Images
Imagem colorida mostra ministro das Relações Exteriores do Irã durante pronunciamento - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra ministro das Relações Exteriores do Irã durante pronunciamento - Metrópoles - Foto: Anadolu Agency/Getty Images

O governo do Irã elevou o tom, mais uma vez, e alertou que Israel pode ser alvo de “medidas preventivas” por parte do Hezbollah, em meio a uma iminente invasão terrestre na Faixa de Gaza por parte das forças israelenses.

“Todas as opções e cenários possíveis existem para o Hezbollah. Tudo foi considerado corretamente nos seus cálculos e os líderes da resistência não permitirão que o regime sionista [como o Irã se refere a Israel] tome qualquer ação na região. Qualquer medida preventiva é possível nas próximas horas”, disse o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amir Abdollahian, em uma entrevista para a TV estatal do país na noite de segunda-feira (16/10).

Segundo o chanceler iraniano, “os líderes da resistência” são favoráveis a uma solução política para o conflito que completou 11 dias nesta terça-feira (17/10). Contudo, Abdollahian alertou que “qualquer ação é possível” caso Israel continue com o cerco e os ataques a Faixa de Gaza.

A declaração de um dos dos nomes fortes do governo de Teerã acontece dias após Abdollahian se reunir com o secretário-geral do Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallahn, na capital do Líbano.

Desde o início do conflito entre Israel e Hamas, no último sábado (7/10), o grupo financiando pelo Irã tem protagonizado confrontos com forças israelenses na fronteira do Líbano, e aumentado ainda mais o temor de uma escalada no conflito.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?