metropoles.com

Irã se pronuncia na ONU após ataque a Israel: “Autodefesa justificada”

Embaixador do Irã afirmou em discurso que ataque contra Israel foi retaliação às mortes dos líderes do Hamas e Hezbollah

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida de Amir Saeid Iravani - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Amir Saeid Iravani - Metrópoles - Foto: Getty Images

“Precisamos demonstrar os fatos que tratam da autodefesa do Irã, que são totalmente justificáveis”, afirmou o embaixador do Irã, Amir Saeid Iravani, durante discurso no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que teve reunião extraordinária nesta quarta-feira (2/10), para debater a escalada de violência na região do Oriente Médio.

O país não teria violado qualquer princípio da ONU sobre guerras, argumentou Iravani, que ainda acusou o Conselho de Segurança de omissão, por não intervir em ações violentas de Israel.

De acordo com ele, o ataque aéreo contra Israel, nessa terça-feira (1°/10), foi uma retaliação às mortes dos líderes do Hamas e ao recente “assassinato” do líder de resistência do grupo extremista Hezbollah, Sayyed Hassan Nasrallah.

4 imagens
Representante de Israel na ONU
Conselho de Segurança das Nações Unidas
1 de 4

Conselho de Segurança das Nações Unidas se reúne em Nova York

Getty Images
2 de 4

Representante de Israel na ONU

Getty Images
4 de 4

Conselho de Segurança das Nações Unidas

Getty Images

Iravani disse, ainda, que a única forma de o conflito no Oriente Médio chegar a um fim e evitar uma guerra generalizada é que Israel interrompa os ataques e a incursão por terra no Líbano. Segundo ele, o país comete genocídio e faz ações ilegais na região.

“Vários países, incluindo os Estados Unidos, falam das tentativas de cessar-fogo e do uso da diplomacia, mas nenhum acordo será feito sem a participação de todos”, disse o embaixador.

Conselho de Segurança

O Conselho de Segurança das Nações Unidas realizou uma reunião de emergência nesta quarta-feira (2/10). Os três países envolvidos no conflito, Israel, Líbano e Irã, participaram do encontro, na sede da ONU, em Nova York (EUA).

O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros e reúne-se extraordinariamente um dia após o Irã atacar Israel, em represália às mortes de integrantes do grupo Hezbollah.

Durante seu discurso, o representante de Israel prometeu uma resposta “precisa e dolorosa”. Ele reafirmou que Israel atacará o Irã em retaliação às centenas de mísseis lançados ao território israelense e disse que “as consequências que o Irã enfrentará serão maior que qualquer uma já imaginada”.

“O momento de empatia passou”, afirmou o representante Israel.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?