metropoles.com

Irã diz que vingança contra EUA por assassinato de Soleimani é “certa”

Nesta terça-feira (3/1), o assassinato do ex-general do Irã Qassem Soleimani, morto em um ataque aéreo em Bagdá, completa três anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Anadolu Agency/Getty Images
O comandante da Força Quds iraniana, Qassem Soleimani, participa da reunião do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, com o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) em Teerã, Irã - Metrópoles
1 de 1 O comandante da Força Quds iraniana, Qassem Soleimani, participa da reunião do líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, com o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica (IRGC) em Teerã, Irã - Metrópoles - Foto: Anadolu Agency/Getty Images

Três anos após o assassinato de Qassem Soleimani, no Iraque, o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, prometeu vingança contra os Estados Unidos pela morte de um dos mais poderosos generais iranianos do século 20.

“Não esquecemos e não esqueceremos o sangue do mártir Soleimani. Os americanos devem saber que a vingança pelo sangue do mártir Soleimani é certa, e os assassinos e perpetradores não terão sono fácil”, disse o presidente do Irã em cerimônia de homenagem ao general em Teerã, nesta terça-feira (3/1).

Segundo a mídia estatal do país, Ebrahin Raisi afirmou que os Estados Unidos tentam eliminar a identidade da nação iraniana, e que Soleimani era figura importante “contra o terrorismo e a arrogância global” dos EUA.

Além de autoridades iranianas, oficiais do Iraque e Líbano, aliados do Irã, estiveram presente no evento que marcou o terceiro aniversário da morte do general.

Assassinato

Um dos homens mais poderosos do Irã à época, Qassem Soleimani acabou morto em 3 de janeiro de 2020, em um ataque aéreo com drones, enquanto sua comitiva deixava o aeroporto Internacional de Bagdá, no Iraque.

Com Donald Trump à frente do governo, os Estados Unidos assumiram a autoria do atentado, alegando que o general tinha “planos para atacar tropas e diplomatas norte-americanos”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?