metropoles.com

Irã diz que não entregará à Boeing caixas-pretas de avião caído

Aeronave que caiu matando todas as 176 pessoas a bordo foi produzida por empresa norte-americana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
EBRAHIM NOROOZI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
queda-avião-ucraniano
1 de 1 queda-avião-ucraniano - Foto: EBRAHIM NOROOZI/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O avião que caiu no Irã logo após decolar, nesta quarta-feira (08/01/2020), foi produzido por uma companhia norte-americana, a Boeing, e a Organização da Aviação Civil do Irã anunciou que não entregará à companhia e aos Estados Unidos as caixas-pretas da aeronave, que era de empresa ucraniana.

O Boeing-737 transportava 176 pessoas de sete nacionalidades e ninguém sobreviveu ao acidente. “Não daremos as caixas-pretas para o fabricante [Boeing] nem para os americanos”, afirmou o diretor dessa agência iraniana, Ali Abedzadeh, segundo a agência de notícias Mehr.

Apesar de o Irã não ter apontado para indícios de que os eventos estejam conectados, o avião caiu no mesmo dia em que o país atacou bases norte-americanas no Iraque. O ataque a duas bases foi uma resposta à morte do general Qassim Suleimani.

Os passageiros do voo 752 da Ukraine International Airlines eram do Irã, Canadá, Ucrânia — a maioria era tripulante —, Suécia, Afeganistão, Alemanha e Reino Unido. O avião caiu em Shahedshahr, sudoeste da capital iraniana.

Além de se negar a entregar as caixas-pretas, a Organização da Aviação Civil do Irã anunciou que fará toda a investigação sobre o acidente.

A Boeing não se posicionou sobre as declarações do governo iraniano. Em post nas redes sociais, a empresa lamentou o acidente.

“Este é um evento trágico e nossos pensamentos sinceros estão com a tripulação, os passageiros e suas famílias. Estamos em contato com nossos clientes de companhias aéreas e os apoiamos neste momento difícil. Estamos prontos para ajudar de qualquer maneira necessária”, postou a empresa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?