Irã culpa Israel e ameaça retaliação por ataque de drones em Isfahan
Anúncio aconteceu após drones terem sido interceptados no último domingo (29/1), em um ataque a uma instalação militar do Irã
atualizado
Compartilhar notícia
O Irã culpou Israel por ataques de drones realizados no último domingo (29/1), em uma instalação militar localizada na cidade de Isfahan, e prometeu retaliação contra ataques do país liderado por Benjamin Netanyahu.
Na ocasião, o Ministério da Defesa do Irã informou que o sistema de defesa aéreo do país interceptou três drones. O ataque, segundo as autoridades, não deixou feridos e causou apenas alguns danos na instalação.
Segundo a agência de notícias iraniana ISNA, Amir Saeid Iravani, enviou uma carta ao chefe das Nações Unidas e afirmou que “a investigação primária sugere que Israel foi o responsável” pelos ataques.
Na carta, o embaixador iraniano disse que o país possuí direito legítimo de responder “de forma decisiva a qualquer ameaça ou delito do regime sionista”.
A tensão entre os dois países gira em torno, principalmente, do programa nuclear do Irã, que no último ano anunciou o aumento no enriquecimento de urânio. Além disso, o envio de armas iranianas à Rússia além da cooperação militar entre os governos de Ali Khamenei e Vladimir Putin.