metropoles.com

No Irã, candidato desafia rival a se matar caso não faça país crescer

Pezeshkian disse que desiste da eleição caso seu rival prometa se matar se for eleito e não fizer a economia do Irã crescer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images
O candidato reformista, Masoud Pezeshkian, segura uma folha durante registro para eleições no Irã - Metrópoles
1 de 1 O candidato reformista, Masoud Pezeshkian, segura uma folha durante registro para eleições no Irã - Metrópoles - Foto: Morteza Nikoubazl/NurPhoto via Getty Images

Em meio a disputa presidencial do Irã, Masoud Pezeshkian disse que desiste da eleição caso seu rival, Saeed Jalili, prometa se matar caso não faça a economia do Irã crescer se for eleito.

A proposta polêmica aconteceu durante o debate entre os dois candidatos, na noite dessa segunda-feira (1º/7). O candidato reformista ainda repetiu o “desafio” em uma publicação no X, antigo Twitter, minutos após a discussão transmitida pela televisão estatal iraniana.

“Vou me retirar da eleição se o sr. Jalili prometer executá-lo se não conseguir um crescimento de 8% no seu governo”, escreveu Pazeshkian.

A fala surgiu após o candidato ultraconservador, Saeed Jalili, afirmar que o sob seu governo o Irã poderia alcançar um crescimento econômico próximo dos 10% ao ano.

O segundo turno da eleição entre Pezeshkian e Jalili, que disputam a presidência iraniana após a morte de de Ebrahim Raisi, acontece na próxima sexta-feira (5/7).

No primeiro turno do pleito, o candidato reformista, Pezeshkian, ficou com 42,45% dos votos válidos. Já o seu rival ultraconservador, Saeed Jalili, conquistou 38,61%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?