metropoles.com

Irã admite ter abatido avião ucraniano: “Erro imperdoável”

Segundo a TV estatal iraniana, um “erro humano” fez com que o voo 752 da Ukraine International Airlines fosse derrubado por um míssil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mazyar Asadi/Pacific Press/LightRocket via Getty Images
Crash site of a Ukrainian airliner that burst into flames
1 de 1 Crash site of a Ukrainian airliner that burst into flames - Foto: Mazyar Asadi/Pacific Press/LightRocket via Getty Images

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, foi ao Twitter neste sábado (11/01/2020) e admitiu que mísseis do país derrubaram, devido a um “erro humano”, o voo 752 da Ukraine International Airlines, que decolou às 6h12 da quarta-feira (08/01/2020) e caiu às 6h14, matando todas as 176 pessoas a bordo.

Na postagem, Rouhani classificou a tragédia como decorrente de um “erro imperdoável”. “Investigação interna das Forças Armadas concluiu que, lamentavelmente, mísseis disparados devido a um erro humano causaram a horrorosa tragédia da queda do avião ucraniano e a morte de 176 pessoas inocentes”, registrou Rouhani na declaração.

Na sexta-feira (10/01/2020), tanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quanto o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, haviam feito pronunciamentos colocando nas costas do Irã a responsabilidade pela derrubada da aeronave.

No comunicado divulgado neste sábado, as Forças Armadas iranianas apresentaram condolências aos parentes das vítimas. O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Zarif, lamentou profundamente e pediu desculpas às famílias das vítimas.

Imagens do ataque
Um vídeo de 20 segundos divulgado por diversos veículos de comunicação na quinta-feira (09/01/2020) mostra o momento exato em que o avião Boeing 737-800 da Ukraine International Airlines cai. Nas imagens, é possível ver uma forte luz se aproximando do solo, seguida de uma explosão.

A aeronave decolou do aeroporto de Teerã às 6h12 da última quarta-feira (horário local; 23h42 de terça-feira em Brasília) e perdeu contato com a torre dois minutos depois, às 6h14. O avião ucraniano carregava passageiros de sete nacionalidades.

Sanção dos EUA
Em resposta ao ataque, o governo norte-americano informou que vai impor novas sanções ao Irã, dessa vez contra as autoridades de seguranças do país. Os secretários Mike Pompeo (Estado) e Steven Mnuchin (Tesouro) anunciaram a medida, que tem como alvo altos funcionários do governo e setores-chave da economia iraniana, além de cortar bilhões de dólares em fundos para o governo.

Frente aos apelos internacionais para que o conflito arrefecesse, Trump tomou a medida com a expectativa de frear o desenvolvimento de um programa nuclear iraniano e forçar uma negociação.

Especialistas ouvidos pelo Metrópoles, contudo, alertam: já há na literatura das relações internacionais questionamentos sobre a efetividade de medidas do tipo. Na prática, sanções podem prejudicar a população local, fortalecer discursos de governos autoritários e enfraquecer a oposição interna, avaliam.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?