metropoles.com

Investigador: dono da Amazon teve celular hackeado pela Arábia Saudita

A investigação começou após um jornal americano publicar um artigo expondo que Jeff Bezos estaria tendo um caso com uma apresentadora

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Amazon Unveils Its First Smartphone
1 de 1 Amazon Unveils Its First Smartphone - Foto: Getty Images

Os investigadores pessoais de Jeff Bezos, fundador da Amazon, afirmaram que o telefone celular do executivo foi hackeado pelo governo da Arábia Saudita. Ao site The Daily Beast, Gavin de Becker, principal consultor de segurança de Bezos, afirmou: “concluímos com alto grau de confiança que os sauditas tiveram acesso ao telefone de Bezos”.

A investigação por parte do chefão da Amazon teve início após o jornal National Enquirer publicar um artigo expondo que Bezos estaria tendo um caso com a ex-apresentadora Lauren Sánchez – dias antes da publicação, Bezos anunciou o fim do casamento de 25 anos com MacKenzie Bezos. O que chamou atenção de Bezos na reportagem é que ela tinha mensagens de texto trocadas entre o executivo e a amante.

Após iniciar uma investigação contra a editora do Enquirer, que se chama American Media Inc (AMI), Bezos publicou um post no Medium no qual revelava que estava sendo chantageado pela AMI. No texto de 8 de fevereiro, ele acusou David J. Pecker, chefe da editora AMI, de pressioná-lo a encerrar as investigações contra a empresa. Do contrário, o Enquirer publicaria fotos íntimas trocadas entre Bezos e Sanchez.

Para Bezos, a investigação do Enquirer sobre sua vida privada tinha motivações políticas. O executivo citou uma série de reportagens publicadas no jornal The Washington Post, do qual é dono, sobre a morte do colunista Jamal Khashoggi, um dissidente saudita assassinado ao entrar no consulado do seu país de origem, em Istambul. Bezos apontou para a aproximação da AMI a Donald Trump e o governo saudita, aliado do presidente dos EUA. Trump constantemente critica a atuação do Post.

Após o texto de Bezos, surgiu a informação que a fonte do AMI para as mensagens e fotos íntimas teria sido Michael Sanchez, irmão de Laura Sanchez. O investigador do executivo, porém, afirma que o Enquirer procurou Sanchez após ter tido acesso a mensagens trocadas entre Bezos e sua irmã. Isso indicaria que os dados teriam chegado ao jornal por outras fontes e métodos.

Porém, de Becker disse não ser possível concluir que os sauditas repassaram as informações obtidas ao Enquirer. Na noite deste domingo (31/3), o Enquirer reafirmou em nota que a sua fonte era Michael Sanchez.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?