metropoles.com

Investigação aponta interferência externa em queda de avião da Embraer

Segundo a companhia aérea Azerbaijan Airlines, investigações preliminares indicam possíveis “interferências físicas e técnicas externas”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão
Foto colorida de resgate próximo aos escombros do avião que caiu no Cazaquistão - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de resgate próximo aos escombros do avião que caiu no Cazaquistão - Metrópoles - Foto: Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão

A companhia aérea Azerbaijan Airlines, responsável por operar o voo da aeronave da Embraer que caiu e deixou 38 mortos no Cazaquistão, informou que as investigações preliminares sobre o acidente apontam para “interferências físicas e técnicas externas”.

Devido ao resultado, a empresa decidiu suspender sete voos com destino a cidades da Rússia. A medida reforça suspeitas de que o avião tenha sido atingido por um míssil do sistema antiaéreo russo.

“Esta decisão, tomada de acordo com a Autoridade de Aviação Civil do Estado do Azerbaijão, baseia-se nos resultados preliminares da investigação sobre a queda da aeronave Embraer 190 operando o voo Baku-Grozny J2-8243, da Azerbaijan Airlines, devido a interferência externa física e técnica, e considera riscos potenciais para a segurança de voo. A suspensão permanecerá em vigor até a conclusão da investigação final”, diz nota divulgada pela companhia.

4 imagens
25 de dezembro –Acidente aéreo envolvendo um Embraer E-190 mata ao menos 38 pessoas e deixa outras 29 feridas no Cazaquistão
Avião que caiu no Cazaquistão despencou 1,4 mil metros em 2 minutos
Avião cai no Cazaquistão com 67 passageiros
1 de 4

Acidente aéreo no Cazaquistão

2 de 4

25 de dezembro –Acidente aéreo envolvendo um Embraer E-190 mata ao menos 38 pessoas e deixa outras 29 feridas no Cazaquistão

Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão
3 de 4

Avião que caiu no Cazaquistão despencou 1,4 mil metros em 2 minutos

Reprodução/ Redes sociais
4 de 4

Avião cai no Cazaquistão com 67 passageiros

Reprodução/X

Os voos foram suspensos para os aeroportos de Mineralnyye Vody, Grozny, Sochi e Makhachkala, no Cáucaso, bem como para Volgogrado, Ufa e Samara.

Ataque com míssil

Publicações nas redes sociais e autoridades ventilam a possibilidade de o avião ter sido atingido, por engano, por um míssil antiaéreo russo.

O deputado azerbaijano Rassim Moussa Bekov confirmou, nesta sexta (27/12), que as investigações continuam, mas sublinhou que os buracos na carcaça do avião poderiam ter sido causados por mísseis de defesa antiaérea.

O parlamentar destacou que “fotos e vídeos mostram a fuselagem do avião com buracos que normalmente são causados por mísseis desse tipo”.

Veja registros:

O Kremlin informou nesta sexta que não faria comentários sobre o episódio antes do fim da apuração. “Uma investigação está em andamento. Acreditamos que não temos o direito de fazer comentários antes das conclusões da investigação”, ressaltou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O Embraer 190 da Azerbaijan Airlines caiu com 67 pessoas a bordo. A queda ocorreu perto de Aktaou, um porto no Mar Cáspio, no oeste do Cazaquistão, longe de seu destino. De acordo com as autoridades, 38 pessoas morreram e 29 sobreviveram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?