metropoles.com

Invasor do Capitólio, xamã do QAnon é condenado a 41 meses de prisão

Militante trumpista ficou conhecido por usar um chapéu com chifres e estar sem camisa no momento da invasão ao Congresso dos EUA

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Xâman do QAnon
1 de 1 Xâman do QAnon - Foto: Reprodução

Jacob Chansley, militante trumpista que invadiu o Capitólio em janeiro deste ano, nos Estados Unidos, com um chapéu com chifres e sem camisa, foi condenado a 3 anos e 5 meses meses de prisão na tarde desta quarta-feira (17/11). O militante ficou conhecido após suas fotos na invasão viralizarem, que o levou a ser conhecido como xamã do QAnon.

Ele é um dos primeiros invasores do Capitólio a ser condenado. Segundo o The New York Times, no tribunal, Chansley chegou a citar Jesus, Gandhi e o juiz Clarence Thomas. Além disso, discutiu sobre suas tatuagens, o papel de seu falecido avô em sua vida e o filme Um Sonho de Liberdade.

Jacob Chansley também pediu desculpas pelo ataque e afirmou que, nos dias depois do ocorrido, sempre se olhou no espelho e afirmou que “realmente estragou tudo”. Em setembro, ele se declarou culpado de tentar obstruir o trabalho do Colégio Eleitoral.

Invasão ao Capitólio

Apoiadores de Trump, que não aceitaram o resultado do pleito de novembro de 2020, invadiram o local em que ocorria a sessão que certificaria Joe Biden como presidente eleito. Deputados e senadores foram retirados do prédio pouco antes da invasão.

Em mensagem nas redes sociais, o presidente Donald Trump pediu que os seus partidários que protestassem “pacificamente” e que confiassem nas forças de segurança americanas.

Entretanto, momentos antes, houve vandalismo e confrontos durante a tentativa de invasão, quando extremistas conseguiram ultrapassar as barreiras de segurança e entrar no Capitólio.

Cinco pessoas morreram durante a invasão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?