metropoles.com

Veja como ficariam 7 pontos turísticos no mundo com inundação pelo mar

Projeção feita pelos especialistas da Climate Central aponta 196 locais pelo mundo que correm o risco de inundação pelos oceanos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Climate Central/Reprodução
Imagem de Washington com futura inundação do mar
1 de 1 Imagem de Washington com futura inundação do mar - Foto: Climate Central/Reprodução

O aquecimento global, provocado por desmatamento desenfreado e a produção irrefreável do gás carbônico, tem resultados visíveis pelo mundo há algum tempo. O derretimento das calotas polares, filmado em diversos momentos, é prova disso. E outro resultado, principalmente a longo prazo, é a inundação do mar em cidades litorâneas.

Kristina Dahl, principal cientista climática do programa Clima e Energia da Union of Concerned Scientists, diz que a subida do nível do mar pode parecer sem importância diante de condições meteorológicas tão extremas.

“Mas, com estimativas que sugerem que a subida do nível do mar irá afetar bilhões de pessoas em todo o mundo nos próximos 25 anos, este é um membro da família disfuncional das alterações climáticas que não deve ser ignorado”, escreveu em um artigo para o site da associação.

Nos dados apontados por ela, o nível do mar aumentou mais do dobro da taxa do século XX. Desde 1901, a taxa é de cerca de 1,7 mm por ano. E desde 1960, esse índice tem subido vertiginosamente.

“Desde 1993, o nível do mar aumentou a uma taxa média de 3,1 mm por ano – pouco menos do que o dobro da taxa média do século XX. E desde 2006 tem sido ainda mais rápido: chega a 4,2 mm por ano, segundo estimativas recentes da Nasa”, continua.

Para ficar ainda mais claro e visível a quem não quer enxergar o problema, a organização não governamental Climate Central mostra o perigo do avanço do mar em diversas cidades litorâneas pelo mundo. Em projeções feitas pelos especialistas, diversos monumentos e museus correm perigo. Veja alguns desses locais.

Mova a seta de um lado para outro para ver a simulação.

National Mall, em Washington (EUA)

Praça da Catedral, Havana (Cuba)

Fortaleza do Rei Felipe, Lima (Peru)

Catedral St. Paul, Londres (Reino Unido)

Mesquita de Abu Al-Abbas Al-Mursi, Alexandria (Egito)

Burj Khalifa, Dubai, Emirados Árabes Unidos

Templo Lungshan, Taipei (Taiwan)

Em seu artigo, Kristina Dahl explica que a questão é simples: as pessoas queimam combustíveis fósseis e emitem gases que retêm o calor, como o dióxido de carbono. Assim, a atmosfera e os oceanos aquecem e se expandem.

“Historicamente, esta foi a causa dominante do aumento do nível do mar. Mas uma atmosfera e um oceano mais quentes também contribuem para a perda de mantos de gelo terrestres (Groenlândia e Antártica) e de geleiras (como as do Parque Nacional Glacier). Isso adiciona água aos oceanos, o que aumenta o seu nível”, aponta.

A perda de gelo terrestre tem sido o principal contribuinte para a subida do nível do mar desde 2006.

As projeções de inundação

A Climate Central se baseia em informações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) para o mapeamento. Segundo as informações mais recentes, o nível do mar já subiu 9 centímetros nos últimos 30 anos.

Já uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) apurou que, no estado de São Paulo, o mar já subiu 20 centímetros nos últimos 73 anos. O mesmo estudo estima que, até 2050, a elevação acumulada pode alcançar 36 centímetros.

As projeções são feitas pela organização não governamental Climate Central. O objetivo do grupo, formado por cientistas e comunicadores independentes, é pesquisar fatos sobre as mudanças climáticas e como eles afetam a vida das pessoas.

De acordo com o site deles, a organização não tem fins lucrativos e é “neutra em termos de políticas”.

“A Climate Central utiliza ciência, big data e tecnologia para gerar milhares de histórias locais e imagens atraentes que tornam as mudanças climáticas pessoais e mostram o que pode ser feito a respeito”, diz o grupo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?