metropoles.com

Inflação dos EUA sobe 1,3% em junho, quase o dobro da brasileira

Em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, o índice inflacionário americano atingiu 9,1%, o maior em 40 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
homem segurando dólares
1 de 1 homem segurando dólares - Foto: Getty Images

A inflação ao consumidor nos Estados Unidos subiu 1,3% no mês de junho, após avançar 1,0% em maio, segundo dados do CPI, índice de preços ao consumidor, divulgados nesta quarta-feira (13/7). O crescimento é quase o dobro do registrado no Brasil no mesmo período — 0,67%.

Fatores que puxaram a inflação norte-americana para cima foram os preços de combustíveis, comida e preço do aluguel para os mais pobres. O novo aumento promete consolidar as projeções de que o Banco Central norte-americano, Federal Reserve (Fed), siga aumentando as taxas de juros, com avanço estimado em 0,75 ponto percentual ao final deste mês.

O aumento dos preços é reflexo dos problemas nas cadeias de fornecimento globais e estímulos fiscais adotados para conter a crise global ocasionada pela pandemia de Covid-19. Além disso, a guerra na Ucrânia, responsável por um pico no aumento do preço de commodities como o petróleo e alimentos agrícolas, é também um agravante ao contexto instável.

Em relação ao acumulado dos últimos 12 meses encerrado no mês seis de 2022, o índice inflacionário americano atingiu 9,1%, o maior em 40 anos e meio, superando as estimativas do mercado. Por aqui, o acumulado registrou alta de 11,89%.

Aumento dos juros

Os Estados Unidos iniciaram o ciclo de elevação das taxas de juros no mês de março e, desde então, já houve três acréscimos. A alta mais recente, equivalente a 0,75 ponto percentual, foi a maior desde 1994.

Acompanhando o movimento, o dólar operou em alta nesta quarta (13), e chegou a superar o euro, antes de retornar ao nível de paridade. Como a economia norte-americana é considerada a mais segura do mundo, juros mais elevados tornam os ativos dos EUA mais atraentes, valorizando a moeda.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?