metropoles.com

Índia perde contato com sonda enviada para o lado escuro da Lua

Em agosto, a Índia havia conseguido pousar a sonda Chandrayaan-3 em uma região inexplorada da Lua

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
SRO/AFP
Imagem colorida do Robô Pragyan no solo lunar - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do Robô Pragyan no solo lunar - Metrópoles - Foto: SRO/AFP

Após colocarem a sonda enviada à Lua, em agosto deste ano, no modo de suspensão para “hibernar”, cientistas indianos perderam a comunicação com o equipamento. A estratégia era proteger o Chandrayaan-3 das condições noturnas lunares geladas.

Depois de uma viagem de 40 dias, a Índia havia conseguido pousar com sucesso a sonda Chandrayaan-3 em um local inexplorado da Lua. O veículo lunar indiano passou mais de uma semana coletando dados da superfície do satélite.

Infelizmente, com o início da noite lunar — que dura duas semanas e faz com que as temperaturas caiam para -250°C —, a sonda precisou ser colocada no modo suspensão para não prejudicar o funcionamento dos aparelhos.

Não saiu como o planejado

Os cientistas da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) demonstravam otimismo em relação à sonda espacial, confiando que ela resistiria às temperaturas extremamente baixas.

Inicialmente, a expectativa era de que a sonda “acordasse” em 22 de setembro, mas, até o momento, não foi estabelecido contato com os equipamentos.

Essa falta de comunicação tem abalado as esperanças, e os cientistas estimam uma probabilidade de aproximadamente 50% de que os dispositivos tenham resistido às temperaturas congelantes.

A ISRO declarou sua intenção de continuar os esforços para estabelecer contato com a sonda até o dia 30 de setembro, marcando o início da próxima noite lunar.

Otimismo

Mesmo com contratempo, os cientistas da ISRO destacam que a missão foi um sucesso e atingiu seus principais objetivos.

A Índia se tornou o primeiro país a aterrissar na região, o polo sul, conhecido como o lado escuro da Lua. Ela é a quarta nação a realizar um pouso na superfície lunar, o que reforça a sua posição como líder global na exploração espacial, realizada com um programa de baixo custo.

O evento histórico atraiu a atenção de milhões de pessoas e foi motivo de grande orgulho nacional, com o primeiro-ministro Modi elogiando-o como “um grito de vitória de uma nova Índia”.

Veja o momento do pouso da sonda na lua:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?