metropoles.com

Índia culpa Brasil e países ricos por falta de vacina: “Pior dos pesadelos”

Bolsonaro foi contra proposta feita pelo país, que favoreceria produção de versões genéricas do imunizante e promoveria abastecimento global

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Narendra Modi
1 de 1 Narendra Modi - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em uma reunião fechada na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra (Suíça), nesta terça-feira (19/1), o representante indiano foi explícito ao avaliar que o “pior dos pesadelos” se confirmou diante da incapacidade de imunização global contra o coronavírus. Ele culpou o Brasil e países desenvolvidos pela falta de vacinas. A informação é do colunista Jamil Chade, do portal Uol.

O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi contra a proposta feita pela Índia, ainda em 2020, para que patentes (direito de propriedade) sobre vacinas fossem abolidas – isso tudo enquanto buscava se aliar aos interesses dos países ricos, procurava atender demandas de Donald Trump e apostava no sonho de entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Caso a proposta fosse aceita, um dos resultados seria permitir que a produção dos imunizantes pudesse ocorrer com maior liberdade em laboratórios distribuídos pelo mundo. Agora, Nova Déli diz que é justamente a falta de produção de versões genéricas da vacina contra Covid-19 que impede o abastecimento global de um imunizante.

O Brasil comprou sua vacina da Oxford/AstraZeneca. Mas o produto é fabricado na Índia. O problema é que, com um governo nacionalista, Nova Déli dificultou a exportação dos imunizantes para permitir que sua campanha de vacinação fosse iniciada.

Além disso, os indianos indicaram que vão começar a exportar as doses, mas, num primeiro momento, para seus aliados na região e vizinhos, num gesto geopolítico calculado. Não há uma data para o fornecimento ao Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?