Avanço de incêndios florestais faz moradores deixarem Atenas
Desde o último sábado (10/8), a Grécia já enfrentou cerca de 40 incêndios florestais. Os bombeiros ainda lutam contra sete deles
atualizado
Compartilhar notícia
Desde a tarde do último sábado (10/8), a Grécia já foi atingida por 40 incêndios florestais, dos quais os bombeiros ainda lutam contra sete. O fogo tem avançado na direção da capital do país, Atenas, e por isso milhares de moradores estão sendo evacuados de suas casas.
Em alguns locais, as chamas atingem 25 m de altura.
O sítio histórico de Marathon está entre as áreas onde os moradores estão sendo transferidos para um local seguro pelos serviços de emergência.
#BREAKING #GREECE #ATTICA #GRECIA
🔴 GREECE :📹 MASSIVE WILDFIRE IN THE EASTERN PART OF ATTICA REGION 💔
Fire is out of control although the massive efforts of firefighters.#Ultimahora #Wildfire #Fire #Incendio #Incendie #Αττική #Φωτιά pic.twitter.com/6b7eAaXwDm
— LW World News 🌍 (@LoveWorld_Peopl) August 11, 2024
Em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (12/8), o porta-voz Vassilis Vathrakogiannis afirmou que os bombeiros trabalharam durante toda a noite, “mas, apesar dos esforços sobre-humanos, o incêndio evoluiu rapidamente”
Mais de 500 bombeiros e 150 veículos foram mobilizados para ajudar a apagar as chamas. Conforme a explicação de Vathrakogiannis, os ventos permaneceram fortes durante a noite e devem aumentar de intensidade ao longo da manhã de segunda-feira.
A Grécia acaba de vivenciar os meses de junho e julho mais quentes já registrados.
Nuvem de fumaça com incêndios florestais
Partes da capital grega ficaram sob uma nuvem de fumaça marrom, em decorrência dos incêndios. Segundo o porta-voz, agora está se dirigindo para o Monte Penteli, famoso por suas pedreiras de mármore, e para o subúrbio adjacente de Atenas de mesmo nome, onde três hospitais foram evacuados.
O ministro da crise climática e da proteção civil, Vassilis Kikilias, alertou sobre condições climáticas extremamente perigosas.
O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, retornou a Atenas no domingo, interrompendo suas férias, para lidar com a crise.
Em Varnavas, cidade próxima a Atenas, o incêndio florestal que começou na tarde de domingo queimou 100 km² de terra às 19:00 BST. Os moradores de Varnavas e Grammatiko foram instruídos a evacuar em uma mensagem do número de emergência nacional.
Moradores da cidade histórica de Marathon também foram instruídos a evacuar em direção à cidade litorânea de Nea Makri.
Um bombeiro em Marathon foi levado ao hospital com queimaduras de segundo grau nos braços e pernas, enquanto cinco pessoas foram levadas ao hospital com problemas respiratórios.
Um morador da vila de Polydendri disse que “tudo está queimando”.