metropoles.com

Avanço de incêndios florestais faz moradores deixarem Atenas

Desde o último sábado (10/8), a Grécia já enfrentou cerca de 40 incêndios florestais. Os bombeiros ainda lutam contra sete deles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
imagem colorida incendios florestais grecia
1 de 1 imagem colorida incendios florestais grecia - Foto: Reprodução/Redes sociais

Desde a tarde do último sábado (10/8), a Grécia já foi atingida por 40 incêndios florestais, dos quais os bombeiros ainda lutam contra sete. O fogo tem avançado na direção da capital do país, Atenas, e por isso milhares de moradores estão sendo evacuados de suas casas.

Em alguns locais, as chamas atingem 25 m de altura.
O sítio histórico de Marathon está entre as áreas onde os moradores estão sendo transferidos para um local seguro pelos serviços de emergência.


Em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira (12/8), o porta-voz Vassilis Vathrakogiannis afirmou que os bombeiros trabalharam durante toda a noite, “mas, apesar dos esforços sobre-humanos, o incêndio evoluiu rapidamente”

Mais de 500 bombeiros e 150 veículos foram mobilizados para ajudar a apagar as chamas. Conforme a explicação de Vathrakogiannis, os ventos permaneceram fortes durante a noite e devem aumentar de intensidade ao longo da manhã de segunda-feira.

A Grécia acaba de vivenciar os meses de junho e julho mais quentes já registrados.

Nuvem de fumaça com incêndios florestais

Partes da capital grega ficaram sob uma nuvem de fumaça marrom, em decorrência dos incêndios. Segundo o porta-voz, agora está se dirigindo para o Monte Penteli, famoso por suas pedreiras de mármore, e para o subúrbio adjacente de Atenas de mesmo nome, onde três hospitais foram evacuados.
O ministro da crise climática e da proteção civil, Vassilis Kikilias, alertou sobre condições climáticas extremamente perigosas.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, retornou a Atenas no domingo, interrompendo suas férias, para lidar com a crise.

Em Varnavas, cidade próxima a Atenas, o incêndio florestal que começou na tarde de domingo queimou 100 km² de terra às 19:00 BST. Os moradores de Varnavas e Grammatiko foram instruídos a evacuar em uma mensagem do número de emergência nacional.

Moradores da cidade histórica de Marathon também foram instruídos a evacuar em direção à cidade litorânea de Nea Makri.

Um bombeiro em Marathon foi levado ao hospital com queimaduras de segundo grau nos braços e pernas, enquanto cinco pessoas foram levadas ao hospital com problemas respiratórios.

Um morador da vila de Polydendri disse que “tudo está queimando”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?