Incêndios: entenda combinação de fatores que leva caos à Califórnia
Cinco focos de incêndios já causaram seis mortes, destruição de milhares de estruturas e evacuação de 180 mil pessoas
atualizado
Compartilhar notícia
Desde terça-feira (7/1), grandes incêndios florestais se alastram rapidamente por Los Angeles, no estado da Califórnia, Estados Unidos. Alimentados por fortes ventos, os incêndios já resultaram em 10 mortes, na destruição de milhares de estruturas e na evacuação de cerca de 180 mil pessoas.
Mas por que a famosa “Cidade dos Anjos” está sendo assolada por chamas sem precedentes? Segundo o meteorologista Angel Domínguez, os incêndios têm suas origens nas condições climáticas típicas da região.
O especialista explica que os ventos de Santa Ana, conhecidos por serem secos e intensos, com rajadas que atingem até 160 km/h, são apontados como os principais responsáveis pela rápida propagação das chamas. Esses ventos retiram a umidade da vegetação, deixando-a suscetível a incêndios.
Além das condições naturais, um relatório do USA Today indica que os incêndios florestais podem ser causados tanto por fatores naturais, como raios, quanto por ações humanas, como ignições na beira de estradas. No caso de Los Angeles, o início das chamas foi registrado na manhã de terça-feira em Pacific Palisades, um dos bairros mais afetados.
Os incêndios florestais no inverno são relativamente comuns no sul da Califórnia, uma região frequentemente afetada pelos ventos de Santa Ana, que intensificam o clima seco. Esses ventos, combinados com a vegetação seca, tornam a área extremamente vulnerável a grandes incêndios, como os que ocorrem atualmente em Los Angeles.
Áreas afetadas pelos incêndios
Los Angeles enfrenta cinco grandes focos de incêndio, que foram nomeados como Lidia fire, Hurst fire, Eaton fire, Sunset fire e Palisades fire. Veja as principais áreas atingidas:
- Palisades fire: localizado a oeste de Los Angeles, entre as Montanhas de Santa Monica e o Oceano Pacífico, é o maior foco, com 6.974 hectares já queimados;
- Eaton fire: na área de Altadena, ao norte de Pasadena, destruiu 4.289 hectares;
- Hurst fire: no Vale de San Fernando, queimou 346 hectares;
- Lidia fire: em Acton, consumiu 140 hectares;
- Sunset fire: em Runyon Canyon, nas colinas de Hollywood, afetou 17 hectares.
Até a manhã de quinta-feira (9/1), as autoridades haviam contido 40% do incêndio de Lidia e 10% do incêndio de Hurst, enquanto os demais focos seguiam se alastrando.
Vítimas
Os incêndios já causaram a morte de seis pessoas – cinco em Eaton e uma em Malibu –, conforme confirmou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, e o prefeito de Malibu, Doug Stewart. Além das fatalidades, 180 mil moradores de áreas de risco receberam ordens de evacuação.
Entre os locais afetados estão comunidades de alta renda, como Pacific Palisades, que abriga residências de celebridades como Billy Crystal, Mandy Moore, Reese Witherspoon e Paris Hilton.
Alguns artistas, como Leighton Meester, Adam Brody, Anna Faris, Spencer Pratt e Martin Short perderam suas casas para as chamas.