Incêndio em shopping na Sibéria mata mais de 60
Fogo teria começado em uma sala de cinema e se alastrado pelos andares sem que alarmes fossem acionados, disseram sobreviventes
atualizado
Compartilhar notícia
Pelo menos 64 pessoas morreram em um incêndio em um shopping ocorrido neste domingo (25/3), em Kemerovo, na Rússia, cidade a 3.600 quilômetros de Moscou – muitas das vítimas são crianças.
O balanço anterior divulgado pelas autoridades era de 37 mortos e 69 desaparecidos.
Vídeos postados na internet mostram pessoas pulando das janelas, tentando escapar do calor do fogo. Em outra imagem, um homem tenta arrebentar uma saída de emergência enquanto a escadaria está em chamas.
Pela TV, era possível ver uma coluna de fumaça preta que subia, enquanto os bombeiros tentavam controlar o incêndio. Equipes de emergência conseguiram retirar do prédio cerca de 120 pessoas, de acordo com a agência Tass.
O incêndio começou à tarde e os bombeiros levaram 12 horas para conter o fogo. Parte do prédio de 1.600 metros quadrados foi completamente destruída. Segundo os serviços de emergência de Kemerovo, 43 pessoas ficaram feridas e foram atendidas em hospitais da cidade.
Não há informações oficiais sobre a causa do incêndio. Segundo a agência russa, o incêndio teve início no último andar do prédio e consumiu uma área de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados. Os informes da agência não especificaram se as vítimas morreram pela inalação de fumaça ou por causa de queimaduras.
De acordo com relatos da imprensa local, oito crianças de uma escola de ensino básico nos arredores de Kemerovo poderiam estar entre os mortos. Elas faziam uma excursão ao shopping com uma professora, que teria deixado os meninos no cinema e decidido dar uma volta, enquanto aguardava o fim da sessão – ela não conseguiu encontrá-los depois que o fogo começou.
Drama familiar
Algumas crianças presas entre as chamas conseguiram entrar em contato com os pais ou com amigos por meio de redes sociais. “Estamos pegando fogo. Provavelmente, adeus”, escreveu uma garota de 13 anos no VKontakte, a versão russa do Facebook – a adolescente estava entre os desaparecidos.
Anna Zarechneva, que estava no shopping com o marido e o filho, disse que, quando o incêndio começou, não houve qualquer alarme e a sessão de cinema continuou como se nada estivesse acontecendo. “O terceiro andar ficou às escuras. As pessoas entraram em pânico. As crianças choravam”, escreveu Zarechneva em mensagem postada no Instagram.
Inaugurado em 2013, o shopping tem um centro infantil e um pequeno zoológico, além de cinemas, restaurantes e lojas.