Incêndio em hospital de tratamento contra Covid-19 mata 82 no Iraque
Pelo menos 200 pessoas foram resgatadas do local enquanto as chamas se espalhavam pelo segundo andar da unidade de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
No Iraque, 82 pessoas morreram e 110 ficaram feridas após incêndio que atingiu um hospital de Bagdá, especializado em tratamento contra o Coronavírus. De acordo com o Portal G1, entre as vítimas, estavam 28 pacientes intubados com Covid-19.
Pelo menos 200 pessoas foram resgatadas do local enquanto as chamas se espalhavam pelo segundo andar da unidade de saúde. Bombeiros e equipes da Defesa Civil ficaram no estabelecimento até a manhã deste domingo (25/4) tentando apagar o fogo.
A causa do incêndio, que ocorreu sábado (24/4), teria sido a negligência por parte de alguns funcionários. Relatos iniciais sugerem que o fogo começou logo após um cilindro de oxigênio ter explodido em uma enfermaria de terapia intensiva.
Em resposta ao ocorrido, o primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhimi, demitiu os diretores gerais do hospital e o diretor de Engenharia e Manutenção da unidade de saúde. Além disso, ele deu às autoridades 24 horas para apresentar os resultados de uma investigação. Em sua conta no Twitter, comentou:
“A negligência em tais questões não é um erro, mas um crime pelo qual todas as partes negligentes devem ser responsabilizadas”.
No Iraque, os casos de Covid somam cerca de 8 mil por dia. Até agora, pelo menos 15,2 mil pessoas morreram por causa da doença no país.