Incêndio em centro de detenção de imigrantes deixa 39 mortos no México
Segundo o governo do México, incêndio teve início por volta das 22h na ala masculina. Outras 29 pessoas foram hospitalizadas em estado grave
atualizado
Compartilhar notícia
Um incêndio no fim da noite dessa segunda-feira (27/3) em um centro de detenção de imigrantes na cidade de Juarez, na fronteira entre o México e os Estados Unidos, deixou ao menos 39 mortos e dezenas de feridos, de acordo com autoridades mexicanas.
O incidente aconteceu numa instalação do Instituto Nacional de Migração do México (INM), localizada na ponte internacional Stanton-Lerdo, que liga Ciudad Juárez à cidade de El Paso, no Texas (EUA).
“O Instituto Nacional de Imigração da Secretaria de Governo lamenta a morte – até o momento – de 39 pessoas migrantes estrangeiras, em decorrência de um incêndio que se originou pouco antes das 22h desta segunda-feira na área de alojamento do centro de detenção de imigrantes na cidade de Juarez, Chihuahua”, diz o órgão, em comunicado.
As chamas começaram na ala masculina do centro, onde estão abrigados migrantes que tentam cruzar para os EUA sem documentação. Segundo o instituto, estavam no local 68 homens vindos de países da América Central e América do Sul. Outras 29 pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas em estado grave a unidades de saúde da região.
“Diante dos fatos, foi estabelecido contato com autoridades consulares de diferentes países para implementar ações que permitam a identificação das vítimas fatais”, completa o INM.
A Procuradoria-Geral do México abriu um inquérito para apurar as circunstâncias do incêndio, e investigadores estão no local, de acordo com a imprensa mexicana.
O presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, expressou sua tristeza pela tragédia e ordenou uma investigação completa para determinar as causas do incêndio. “Lamento muito a morte de pessoas em um centro de detenção de migrantes em Jueréz. Ordenei uma investigação completa para determinar as causas deste trágico incidente”, disse López Obrador em entrevista coletiva.