metropoles.com

Imprensa mundial chama presidente argentino de “racista” e “vergonha”

Alberto Fernández disse que brasileiros saíram da selva e argentinos vieram de barco da Europa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Presidente da Argentina, Alberto Fernández
1 de 1 Presidente da Argentina, Alberto Fernández - Foto: Reprodução/Twitter

Os periódicos da Argentina e do mundo não pouparam críticas ao presidente Alberto Fernández após o mandatário afirmar, na quarta-feira (9/6), que os “mexicanos saíram dos índios, brasileiros saíram da selva, mas nós, os argentinos, chegamos de barcos que vinham da Europa. E assim construímos nossa sociedade”.

O comentário foi considerado “infeliz” e “desastroso”; e Fernández, uma “vergonha” e “racista”.

O jornalista Eduardo Feinmann, do La Nación, destacou que as declarações de Alberto Fernández foram uma “vergonha nacional”. Para o apresentador, o presidente argentino é o “filósofo racista do século 21″. “É extremamente racista com os brasileiros e com os mexicanos”, assinalou ele.

Nesta manhã, o jornal reportou o tuíte postado pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), ao lado de indígenas e com a legenda “Selva”. O título da matéria foi: “A foto que Jair Bolsonaro tuitou para tirar sarro de Alberto Fernández”.

3 imagens
Presidente argentino, Alberto Fernández faz reunião virtual com Bolsonaro
Alberto Fernández assumiu a presidencia da Argentina em 10 de dezembro de 2019
1 de 3

Matéria do jornal El País sobre frase de Alberto Fernández

Reprodução
2 de 3

Presidente argentino, Alberto Fernández faz reunião virtual com Bolsonaro

Reprodução/Casa Rosada
3 de 3

Alberto Fernández assumiu a presidencia da Argentina em 10 de dezembro de 2019

Reprodução/Twitter

O periódico também repercutiu o comentário do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o filho “03” de Jair Bolsonaro. O parlamentar questionou se “não dirão que foi racista contra indígenas e africanos que formaram o Brasil?” e disse que o barco que está afundando é o da Argentina.

Já o jornal El Clarín, também da Argentina, classificou o comentário de Alberto Fernández como “infeliz”. Também relatou que os brasileiros o acusam de “racista” e destacou a “resposta irônica” de Jair Bolsonaro sobre o caso.

“Bolsonaro levantou a luva: publicou foto em que é visto com uma comunidade indígena de seu país, acompanhado da palavra “SELVA!” e a bandeira brasileira”, afirmou o jornal.

Europa

Por sua vez, o El País Internacional, com sede na Espanha, disse que a frase de Fernández foi “desastrosa” e que distorceu a citação do escritor mexicano Octavio Paz, que fora citado pelo mandatário argentino antes de fazer o comentário polêmico.

“O que pretendia ser um elogio à Europa pela importância de sua imigração para a Argentina entre os séculos XIX e XX tornou-se um escândalo nos meios de comunicação e nas redes sociais, onde o mandatário foi acusado de racista sob a hashtag # VergüenzaNacional”, relatou o El País.

O jornal britânico The Guardian afirmou que o presidente da Argentina “desencadeou uma tempestade no Twitter”.

Entenda

O presidente argentino citava erradamente Octavio Paz, escritor mexicano vencedor do Nobel de Literatura em 1990, durante um discurso. Na verdade, o trecho lembrado por ele vem da música Chegamos dos barcos, do compositor argentino Litto Nebia, que diz: “Brasileiros saem da selva, mexicanos vêm de índios, mas nós, argentinos, viemos dos navios”.

Eleito no fim de 2019 com a bandeira da centro-esquerda, acenando para minorias, o professor de direito da Universidade de Buenos Aires tem como vice a ex-presidente Cristina Kirchner. No discurso de posse, ao derrotar Mauricio Macri, Alberto Fernández prometeu uma Argentina mais igualitária.

Horas depois da declaração, Fernández se desculpou pelas redes sociais: “Eu não queria ofender ninguém, em qualquer caso, quem se sentiu ofendido ou invisível, desde já minhas desculpas”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?