Imagem inédita de supertelescópio mostra explosão estelar há 340 anos
Registros feitos pelo supertelescópio James Webb vai ajudar cientistas a entender campo de detritos de estrela que explodiu
atualizado
Compartilhar notícia
A agência espacial norte-americana, a Nasa, divulgou nesta sexta-feira (7/4) imagens inéditas da supernova Cassiopeia A (Cas A), criada por uma explosão estelar há 340 anos. Os registros foram feitos pelo supertelescópio James Webb.
Diferente do entendimento do senso comum, as imagens são da morte de uma estrela. A confusão se dá pelo nome adotado para o evento, “estrela supernova”. A captação do telescópio James Webb ajudará astrônomos a analisar em detalhes essa morte ocorrida há mais de 300 anos.
“Cas A [supernova] representa nossa melhor oportunidade de observar o campo de detritos de uma estrela que explodiu e fazer uma espécie de autópsia estelar para entender que tipo de estrela estava lá antes e como essa estrela explodiu”, disse Danny Milisavljevic, da Purdue University, em West Lafayette, Indiana, investigador principal do programa Webb que capturou essas observações.
Cassiopeia A é um remanescente prototípico de supernova que tem sido amplamente estudado por vários observatórios, incluindo o Observatório de Raios-X Chandra da Nasa.
A imagem
As cores marcantes da nova imagem Cas A, na qual a luz infravermelha é traduzida em comprimentos de onda de luz visível, contêm informações científicas que a equipe da Nasa está começando a tentar desvendar.
De acordo com a Nasa, no exterior da bolha, no topo e à esquerda, encontram-se cortinas de material laranja e vermelho devido à emissão de poeira quente. Isso marca onde o material ejetado da estrela explodida está colidindo com o gás e a poeira.
“Ainda estamos tentando desvendar todas essas fontes de emissão”, disse Ilse De Looze, da Universidade de Ghent, na Bélgica, outra co-investigadora do programa.
“Nós o apelidamos de Monstro Verde em homenagem ao Fenway Park em Boston. Se você olhar de perto, notará que está marcado com o que parecem mini-bolhas”, disse Milisavljevic. “A forma e a complexidade são inesperadas e difíceis de entender.”
Telescópio James Webb
O telescópio James Webb é o principal observatório de ciência espacial do mundo. Ele foi lançado em 25 de dezembro de 2021 e custou US$ 10 bilhões.