metropoles.com

Igreja Católica na França pode ser responsável por mais de 300 mil casos de abuso

O período dos abusos compreende os anos de 1950 a 2020. Em sua maioria, violência era cometida por padres ou religiosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Moisés Amaral/Metrópoles
Pedofilia
1 de 1 Pedofilia - Foto: Moisés Amaral/Metrópoles

Um levantamento da Comissão Independente sobre Abuso Sexual na Igreja (Ciase, na sigla em francês) apontou que a Igreja Católica da França e fiéis podem ser responsáveis por mais de 300 mil caso de abuso sexual, desde 1950. Só de autoria de membros do clero, foram cerca de 216 mil casos.

O presidente da Ciase, Jean-Marc Sauvé, entregou, nesta terça-feira (5/10), o documento elaborado em quase três anos e contendo 2,5 mil páginas ao chefe da Conferência dos Bispos da França, Eric de Moulins-Beaufort.

“As consequências são muito graves. Cerca de 60% dos homens e mulheres abusados sexualmente encontram grandes problemas em sua vida sentimental ou sexual”, afirmou Sauvé em entrevista coletiva. A maioria das vítimas, segundo o levantamento, foram crianças de 10 a 13 anos, e grande parte era do sexo masculino.

Entre os abusadores há cerca de 3 mil padres e religiosos, dos quais a maior parte já morreu. De todos os casos, apenas 22 foram encaminhados ao Ministério Público da França a fim de que sejam investigados, já que grande parte já prescreveu.

Os casos antigos, mas que envolvem pessoas que ainda estão vivas também serão investigados.

“Às vezes, os oficiais da igreja não denunciavam (abusos sexuais) e até mesmo expunham as crianças a riscos ao colocá-las em contato com os abusadores. Nós consideramos que a igreja tem uma dívida para com as vítimas”, salientou Sauvé.

Já o presidente da Conferência dos Bispos da França disse que está “horrorizado” com as revelações do relatório e, na ocasião, também pediu perdão às vítimas. “Desejo pedir perdão, perdão a cada um de vocês”, disse o religioso, que assegurou que a instituição tomará providências acerca dos casos.

Relatório

O relatório foi encomendado, em 2018, pela própria Conferência dos Bispos da França e intitulado como Violência sexual na Igreja Católica – França, 1950-2020. O pedido para que o relatório fosse feito se deu, principalmente, pela pressão sofrida pela igreja em relação aos abusos sexuais que vieram à tona ao longo dos anos.

Para a análise, foram ouvidos 6.500 relatos de vítimas ou parentes e amigos de vítimas dos religiosos por cerca de 17 meses. Em seguida, quase 250 interrogatórios e, por fim, uma averiguação minuciosa nos arquivos da igreja, artigos da imprensa e relatórios dos ministérios da Justiça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?