metropoles.com

Idosa de 97 anos é condenada por crimes do Holocausto

Irmgard Furchner, 97 anos, foi considerada culpada pela morte de mais de 10 mil pessoas durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
montagem mulher idosa e adolescente
1 de 1 montagem mulher idosa e adolescente - Foto: Reprodução

Uma idosa de 97 anos foi condenada, nesta terça-feira (20/12), por ser cúmplice no assassinato de 10.505 pessoas durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial. O julgamento ocorreu em Itzehoe, no norte da Alemanha.

Irmgard Furchner trabalhou como secretária do comandante alemão Paul Werner, responsável pelos campos de concentração em Stutthof, na Polônia, entre 1943 e 1945. À época, a mulher tinha entre 18 e 19 anos. Por isso, foi julgada de acordo com a lei juvenil do país.

Irmgard foi sentenciada a uma pena suspensa de 2 anos, o que, na prática, significa que ela não será presa, desde que não volte a cometer os mesmos crimes.

De acordo com a acusação da promotoria, os trabalhos da condenada permitiram “o bom funcionamento do campo” e deram a ela o “conhecimento de todos os acontecimentos”.

Cerca de 65 mil pessoas, entre prisioneiros de guerra e judeus, morreram de fome, doenças generalizadas ou na câmara de gás, em Stutthof.

O caso de Irmgard tinha previsão de julgamento para setembro de 2021, mas o prazo acabou adiado depois que a mulher fugiu da casa de repouso onde morava. Horas depois, ela acabou detida em Hamburgo e ficou presa por cinco dias.

Sobreviventes do campo de Stutthof comparaceram ao tribunal para relembrar os acontecimentos dolorosos ligados ao período do Holocausto. Durante a sessão, a promotora Maxi Wantzen agradeceu a coragem de todos os presentes por enfrentarem as lembranças e colaborarem no julgamento.

Com palavras breves, Irmgard encerrou a audiência com um pedido de desculpas. “Eu me arrependo de estar em Stutthof naquela época. É tudo que posso dizer”, disse a mulher, sentada em uma cadeira de rodas.

Irmgard é a quinta condenada por crimes ligados ao Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial desde 2011, quando o guarda John Demjanjuk foi setenciado a 5 anos de reclusão e abriu precedente legal para série de investigações tomarem força na Alemanha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?